13 setembro 2021

"Queremos traduzir a Laudato Si' em acções concretas"

Fotografia Eva Perreaux

DACS com La Croix

Pierre-Benoît Delepine é membro do grupo Laudato Si ’ da paróquia de Saint Gabriel, em Paris. O seu cavalo de batalha: transformar a igreja num lugar de ecologia integral.

Pierre-Benoît Delepine é membro do “Grupo Laudato Si'” na Paróquia de Saint Gabriel, localizada no 20º distrito da capital francesa. Tem um projecto predilecto: transformar a igreja num lugar de ecologia integral.

Charlotte Gambert, do La Croix, falou com Delepine para saber exactamente como é que isso poderá acontecer.

A sua paróquia está comprometida com a implementação da encíclica Laudato Si'. Porquê?

Há muito que faço campanha pessoalmente por isto. No meu bairro, já tinha criado uma mercearia social e solidária. Quando era criança, aprendi a amar e a observar a natureza, principalmente através do escutismo. Não entendia porque não rezávamos pela Criação na igreja. Então, quando saiu a Encíclica, entendi que não era o único a pensar desta forma, por uma ecologia integral e por uma Igreja “descompartimentada”. Perguntei então ao pároco se poderia promover a Encíclica no final da missa. Um pequeno grupo foi iniciado na paróquia. Queríamos traduzir a Encíclica em acção porque, a meu ver, um cristão responde à sua vocação quando actua em termos de solidariedade e protecção ambiental. Isto permite-nos ir às periferias. Na verdade, para todos aqueles que não tiveram a oportunidade de beneficiar da contribuição espiritual durante a sua educação, é mais fácil “entrarem pela porta do composto” e reunirem em torno de problemas sociais actuais: os dos migrantes, dos sem-abrigo, as gritantes desigualdades ligadas às nossas escolhas colectivas, etc..

Mais concretamente, que renovação traz este compromisso da paróquia?

Transforma a ligação social porque a ideia de nos encontrarmos em torno destes problemas cria um ponto de encontro no bairro. Sentimo-nos corresponsáveis ​​e encorajamo-nos. Por exemplo, eu venho de bicicleta para o trabalho todas as manhãs. Saber que outros também estão a fazer isso ajuda-me a manter essa resolução nos tempos mais difíceis. A nível pessoal, permitiu-me encontrar uma vida paroquial e comunitária. Percebi que a Missa era uma linguagem obscura para os que estão de fora e que precisávamos de oferecer outras formas de nos encontrarmos. Também me alicerçou mais na realidade, pude tornar-me mais flexível e descobrir que existe algo maior que é colectivo, pelo qual não podemos fazer nada. Por exemplo, mudar as velas na igreja demora muito tempo: requer interagir com as pessoas já presentes, entrar em contacto com um fornecedor que apoie essa abordagem, levar em conta o orçamento, etc.. Não é só uma questão de definir esta ou aquela acção ambiental, mas também de união em torno do respeito por toda a Criação. A nossa acção deve ser um lugar de encontro, de diálogo, de transformação pessoal. Fazer coisas juntos é o que ajuda a construir força.

Que conselho daria às paróquias que querem seguir os seus passos e os da Laudato Si'?

Aconselho-as a começar devagar, com pequenas acções, fáceis de levar a cabo e oportunas. A ideia é a de círculos concêntricos. Devemos continuar apenas se funcionar. O início de um composto, como em Saint Gabriel, acontece mais tarde, se necessário. O projecto deve poder continuar por conta própria. E às vezes também é preciso saber desistir, por falta de recursos em termos de suporte, ou de energia, ou de capacidade financeira. É principalmente uma questão, sobretudo no começo, de nos fortalecermos como comunidade e de identificarmos o que nos afecta em relação à Criação. Em Saint Gabriel, usamos o rótulo “Igreja Verde” como suporte, mas o objectivo do nosso grupo é, antes de mais, viver em conformidade com o que a encíclica Laudato Si' recomenda.

Artigo de Charlotte Gambert, publicado no La Croix a 10 de Setembro de 2021.