25 novembro 2019

Departamento de Liturgia organiza encontro centrado na Palavra

DACS

Iniciatiava acontece no dia 30 de Novembro, das 09h00 às 12h30, no Espaço Vita. Conferência inaugural está a cargo de D. António Couto, biblista e bispo de Lamego.

O Departamento Arquidiocesano para a Liturgia está a organizar um encontro para todas as pessoas que exercem o ministério da Palavra nas celebrações litúrgicas em cada comunidade da Diocese de Braga. O evento acontece no dia 30 de Novembro, das 09h00 às 12h30, no Espaço Vita.

O objectivo principal da iniciativa é formar os ministros da Palavra, de forma progressiva, sobre a Sagrada Escritura e a comunicação na Liturgia.

A abordagem escolhida para esta primeira manhã formativa parte do tema do Ano Pastoral: “Levantar-se e Semear Esperança”, sendo assim abordada a temática da dimensão profética do anúncio da Palavra de Deus.

Assim, a conferência inaugural é conduzida por D. António Couto, biblista e bispo de Lamego. Segue-se um painel intitulado “Mãos que falam”, orientado pelo Pe. Paulo Terroso, pelo Diácono Elísio Portela e por Vera Macedo, da comunidade da Basílica dos Congregados de Braga. Os três responsáveis irão debruçar-se sobre os novos desafios para a comunicação na Liturgia.

"Este encontro será uma oportunidade para aprofundar e valorizar o exercício do ministério da Palavra, nas comunidades cristãs, o que constituirá também uma oportunidade de viver de forma mais intensa a preparação do Natal. Para isso, poder-se-á também seguir a caminhada proposta pelo Departamento Arquidiocesano para a Liturgia que pode ser encontrada no site da Arquidiocese ou nas redes sociais", refere ainda o Departamento para a Liturgia.