27 abril 2018

Arquidiocese de Braga ordenou 4 novos diáconos

Fotografia Arquidiocese de Braga

Balasar (Santa Eulália)

No passado domingo, dia 23 de abril, foram ordenados 4 novos diáconos, sendo um deles, o diácono Manuel Torre, pertencente à nossa Paróquia de Balasar.

O diácono Manuel Torre testemunhou assim, a sua vocação:

"Chamo-me Manuel José Sousa Torre, tenho 23 anos e sou da paróquia de Balasar, no arciprestado da Póvoa de Varzim.

A figura do sacerdote foi-me sempre tão cativante quanto misteriosa. Nem sempre pensei em ser padre. Contudo, sentia ser necessário para o mundo haver quem se desse à semelhança de Cristo para O tornar presente no mesmo. Inicialmente, recusei a ideia: eu, padre, impossível. Isso não condiz comigo; isso é para os outros. Todavia, a inquietação ia persistindo. Deus chamava. Tentei ignorar. Mas o seu amor falou mais alto. Ele venceu!

Procurei, então, o meu pároco e ele aconselhou-me a frequentar o pré-seminário. Encontros, esses, mensais, onde percebei que o seminário não era para pessoas fora do comum, mas normalíssimas, que colocavam esta pergunta: «Senhor, que queres que eu faça?». E assim, confiando e vencendo os medos que me assistiam, ingressei no seminário após o ensino secundário. E, agora, passados quase seis anos, aqui me encontro, prestes a ordenar-me diácono em vista ao sacerdócio, com a mesma força e o encanto da primeira hora, em que respondi positivamente ao chamamento do Senhor, dizendo: «Eis-me aqui Senhor, para fazer a vossa vontade»." (Fonte: arquidiocese de Braga)

No entanto, destacamos um outro diácono, pertencente a Terras de Bouro, pelo seu percurso de vida, pela sua fé. O Diácono Tiago Varanda, é especial. Nasceu com um glaucoma, que foi retirando a sua visão de dia para dia, até que aos 16 anos deixou de ver. Contudo encontrou a sua luz, a de seguir o caminho de Jesus com confiança. Aos 33 anos o futuro sacerdote testemunhou a sua vocação:

"O meu nome é Tiago Varanda, tenho 33 anos, sou natural do distrito de Viseu (concelho de Lamego) e preparo-me para ser ordenado diácono, a caminho do Sacerdócio. Estou aqui, porque encontrei uma pessoa que me marcou profundamente e que me trouxe para este caminho: essa pessoa é Jesus Cristo.

Tendo tido um percurso de vida comum a muitos jovens, desde os meus estudos (especialmente a partir da universidade, no curso de história), passando pela minha vida profissional, como professor, fui-me apercebendo da maravilhosa presença de Jesus na minha vida. A pouco e pouco, foi crescendo em mim uma sede de conhecer Jesus e de compreender, ao menos um pouco, o mistério do seu amor por mim, pois a sua morte na Cruz desassossegava-me! Encontrei então um caminho de oração pelo qual surgiu e se foi aprofundando a minha relação de amizade com Jesus.

Neste caminho, surgiu-me o desejo de O seguir sempre de perto, para o futuro, mas não sabia ainda muito bem como. Por algum tempo, procurei fazê-lo no exercício da minha vida profissional. Mas a possibilidade de O seguir no sacerdócio também era uma hipótese que não me “largava”. No entanto, resisti a ela por vários anos, por não ter certeza de ser esse o caminho a seguir.

Só fui capaz de quebrar essa resistência, quando compreendi que a Cristo não se segue com certezas, mas com a confiança! Entrei assim no Seminário aos 28 anos, não porque tinha a certeza que iria ser padre, mas porque confiava que, se Deus me chamava a sê-lo, dar-me- ia as forças para Lhe ser sempre fiel!" (Fonte: Arquidiocese de Braga)