Arquidiocese de Braga -

19 abril 2018

Comissão Nacional Justiça e Paz alerta para necessidade de transitar para as energias renováveis

Fotografia Alamy

DACS com Agência Ecclesia

Anúncio é feito por ocasião do Dia Mundial da Terra, celebrado este Domingo, 22 de Abril.

\n

É um "gesto de coerência moral” com o propósito de conversão ecológica e um “sinal de testemunho profético” que alerta para a necessidade de “acelerar a transição para o uso de energias renováveis”. A Comissão Nacional Justiça e Paz anunciou hoje que se vai associar à campanha do Movimento Católico Global pelo Clima de desinvestimento em empresas ligadas à exploração de combustíveis fósseis.

A iniciativa do Movimento Católico Global visa responder aos apelos do Papa Francisco na sua encíclica Laudato si’, “no sentido de uma conversão ecológica de cuidado com a casa comum, de solidariedade com as pessoas e povos mais pobres (os que mais sofrem com as alterações climáticas) e de solidariedade com as gerações futuras”, de acordo com a Agência Ecclesia.

A ecologia é, desde a publicação da encíclica Laudato si', um dos temas principais do pontificado do Papa Francisco. Publicada em Junho de 2015, o documento propõe mudanças profundas na relação da humanidade com o ambiente, fazendo vários alertas para as consequências visíveis do aquecimento global.

A encíclica contesta, precisamente, o modelo de desenvolvimento assente no "uso intensivo" de combustíveis fósseis, e pede "coragem" e "responsabilidade" aos países mais poderosos para reduzirem a emissão de gases com efeito de estufa.