19 janeiro 2018

Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos quer acabar com "economia que mata"

Fotografia Basílica dos Congregados

DACS

Em Braga há celebração ecuménica no dia 24 de Janeiro, pelas 21h00, na Igreja Evangélica Metodista. O momento conta com a presença do Arcebispo Primaz.

O Oitavário de Oração pela Unidade dos Cristãos ou Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos começou ontem, dia 18 de Janeiro, e termina no dia 25, Festa da conversão de S. Paulo. Um pouco por todo o país multiplicam-se as celebrações com a participação de várias Igrejas.

No Arciprestado de Braga haverá uma celebração ecuménica no dia 24, quarta-feira, às 21h00, na Igreja Evangélica Metodista, localizada na Travessa Dr. Francisco Machado Owen, 45, (Bairro Social St.ª Tecla). O momento de oração conta com as presenças de D. Sifredo, Bispo da Igreja Metodista, D. Jorge Pina Cabral, da Igreja Lusitana (Comunhão Anglicana), e de D. Jorge Ortiga, Arcebispo de Braga.

“A tua direita, Senhor, resplandeceu de poder!” (Ex 15,6)

“Embora na libertação/salvação Deus tenha a iniciativa, Deus envolve forças humanas na realização de seu objectivo e nos planos para a redenção de seu povo. Os cristãos, pelo baptismo, participam do ministério divino de reconciliação, mas as nossas divisões restringem o nosso testemunho e a nossa missão num mundo necessitado da cura que vem de Deus”, pode ler-se no texto de apresentação do Oitavário deste ano, que tem como lema a frase do Livro do Êxodo A tua direita, Senhor, resplandeceu de poder!”.

Celebração ecomunénica em 2017 na Basílica dos Congregados | Fotografia: Basílica dos Congregados

Em entrevista à Renascença, o Bispo da Guarda e Presidente do Conselho Português das Igrejas Cristãs (COPIC), D. Manuel Felício, afirmou que o tema deste ano não poderia ser mais actual.

“O Papa Francisco fala-nos da «economia que mata», e nós sentimo-la todos os dias, uma economia que marginaliza as pessoas em nome de objectivos materiais, quando os recursos materiais existem para servir as pessoas, e não o contrário”, explicou, sublinhando que actualmente há formas cada vez mais sofisticadas de explorar as pessoas

O prelado apelou ainda à união de esforços e conjugação de iniciativas para que o Homem possa deixar de ser escravizado e oprimido.

“É necessário unir esforços e levar à sociedade civil as ajudas e os contributos que os valores da tradição cristã lhes podem oferecer. Daí este esforço que fazemos, no sentido não só da aproximação, mas da conjugação de iniciativas. E é isso que também queremos com este Oitavário de Oração”, afirmou, referindo-se a todos os cristãos, independentemente das suas comunidades e tradições.

O Oitavário começou a celebrar-se em 1968 e teve como primeiro tema Para o louvor de sua glória (Ef 1, 14). Portugal preparou o material em 1996, com o tema Eis que estou à porta e bato (Ap 3, 14-22). As celebrações acontecem sempre entre os dias 18 e 25 de Janeiro.