Arquidiocese de Braga -
12 janeiro 2016
Cónego Luís Rodrigues faz doutoramento em Teologia Prática
Álvaro Magalhães | DM
Internet é ambiente a evangelizar e não apenas instrumento de evangelização.
O cónego Luís Miguel Figueiredo Rodrigues é o mais recente doutorado da Faculdade de Teologia do Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa (UCP). Depois de ter apresentado as provas de doutoramento na sexta-feira, o sacerdote bracarense defendeu a tese com o título “O digital no serviço da fé: Formar para uma oportunidade – Estudo sobre o lugar da Web na formação contínua dos catequistas”.
Uma das ideias fortes do trabalho de investigação do cónego Luís Miguel Rodrigues é que «a internet não deve ser vista como mero instrumento, mas como um ambiente a evangelizar», já que «os destinatários da ação pastoral dos catequistas estão fortemente influenciados pela cultura digital», disse o sacerdote em declarações ao Diário do Minho.
O ponto de partida da investigação visou a verificação «se o recurso à internet, por parte dos catequistas, trazia algum ganho para a formação permanente e procurar perceber que competências são fomentadas nos catequistas e que estratégias estão presentes nas instituições eclesiais», explicou.
O novo doutorado da Faculdade de Teologia-Braga não duvida que «cabe à Teologia Prática, a partir do seu saber específico, e em diálogo com outras ciências, a elaboração de um pensamento cristão» sobre a realidade da internet ser o catalisador social da atualidade, «a fim de dotar a Igreja dos recursos necessários para a prossecução da sua missão».
De acordo com o cónego Luís Miguel Rodrigues, a cultura digital em que o mundo se encontra mergulhado possibilita a «cada indivíduo configurar a rede na qual se situa, de acordo com os seus projetos». Ainda que esta cultura não esteja presente de forma uniforme, certo é que é comum a perceção de que o êxito individual na sociedade de hoje «depende sobretudo da capacidade de cada um de gerar conhecimento e processar a informação de modo eficiente».
O estudo aponta para o facto de o conhecimento estar «distribuído através de redes de pessoas e de tecnologias, e acontece num processo de crescente conexão e navegação nessas redes».
A tese defendida procura o lançamento de oportunidades para uma teologia da transmissão da fé «em interação com a cultura digital», salienta o sacerdote.
«Potenciar uma práxis ainda mais assertiva na elaboração de projetos de formação de agentes de pastoral e repensar o modo como as instituições eclesiais poderão estar na Web, promovendo a transmissão da fé» são outras das propostas estudadas pela tese de doutoramento do cónego Luís Miguel Rodrigues.
Partilhar