Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Juntos no caminho de Páscoa"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 24 Out 2022
Etapa Continental do Sínodo: documento será publicado dia 27
A apresentação acontece na Sala de Imprensa da Santa Sé às 11h15 (12h15, hora de Roma).
PARTILHAR IMPRIMIR
  © Synod_va

O Documento para a Etapa Continental do Sínodo (DCS, também chamado de Instrumentum Laboris 1) será publicado no próximo dia 27 de outubro. A apresentação acontece na Sala de Imprensa da Santa Sé às 11h15 (12h15, hora de Roma).

A Fase Continental é justamente marcada pelo documento que será lançado nesta quinta-feira. Ela “consiste num tempo de escuta e discernimento de todo o Povo de Deus e de todas as Igrejas locais em base continental, levando a uma série de assembleias continentais”, explica o site do Sínodo.

O texto foi elaborado por especialistas “após cuidadosa reflexão sobre os frutos da primeira etapa a partir de sínteses de todas as Conferências Episcopais da Igreja Universal, bem como das Igrejas Orientais, e grupos como Institutos Religiosos, Movimentos Leigos e assim por diante”. 

A nova Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos (XIV) terá lugar em duas sessões: a primeira decorre de 4 a 29 de outubro de 2023 e, a segunda, em outubro de 2024. 

Para o Papa Francisco, a decisão para a nova Assembleia tem como base o  “desejo de que o tema da Igreja Sinodal, devido à importância, possa ser objeto de um discernimento prolongado não só pelos membros da Assembleia Sinodal, mas por toda a Igreja”. 

O percurso sinodal foi iniciado em 2021 pela escuta das Igrejas locais. Depois as Conferências Episcopais e todas as Igrejas Católicas Orientais trabalharam com base no resultado das Igrejas particulares. Agora segue a etapa continental que culminará com a celebração das Assembleias Sinodais Continentais, entre janeiro e março de 2023.

Leia mais sobre o que é e como funciona a Fase Continental do Sínodo aqui e veja abaixo na imagem a infografia feita para explicar aos grupos sinodais o que é a Etapa Continental. 

É possível ainda tirar dúvidas através das FAQ no site do Sínodo. As FAQ e as Infografias estão disponíveis em 5 idiomas.

PARTILHAR IMPRIMIR
Palavras-Chave:
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social
Contactos
Director

P. Paulo Alexandre Terroso Silva

Morada

Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190