Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS com Agência Ecclesia/JRS | 7 Abr 2022
Serviço Jesuíta aos Refugiados promove curso de formação para refugiados
O programa quer apoiar 75 refugiados todos os anos, “até um total de 225 em apenas 3 anos”.
  © Carlos Vidigal Jr./Global Imagens

O Serviço de Jesuíta aos Refugiados (JRS) e o BNP Paribas Portugal criaram um projecto conjunto com o objectivo de ajudar os refugiados residentes em Portugal a desenvolver competências específicas.

O programa «Talents and Skills Academy» foi lançado este mês e pretende ajudar na formação e procura de emprego. Adicionalmente, o apoio é actualmente estendido aos refugiados da Ucrânia.

O programa quer apoiar 75 refugiados todos os anos, até um total de 225 em apenas 3 anos”, dando um contributo fundamental às pessoas deslocadas de outros países, na sua inclusão na sociedade de acolhimento”.

Com o desenvolvimento da «Talents and Skills Academy» pretende-se ainda garantir “ferramentas fundamentais para a integração no mercado de trabalho, exponenciado as características sociais e profissionais de todas as pessoas que tiveram de fugir do seu país, em busca de melhores condições de vida”.

O primeiro curso, designado Coaching for Employability, será realizado 3 vezes por ano, e tem como objectivo promover o desenvolvimento pessoal, social e profissional de 10 refugiados (pretendendo chegar aos 90 refugiados em 3 anos), numa iniciativa dividida em três áreas: Desenvolvimento de Competências Pessoais (16h), Vocabulário de Inglês Técnico (50h) e Outras competências técnicas específicas (inclusão digital, inclusão financeira, recursos humanos e IT), estas últimas, ministradas por voluntários do Grupo BNP Paribas em portugal e que inclui uma visita à sua sede em Lisboa.

O segundo curso, Teaching Method and Techniques, será realizado 1 vez por ano, e pretende desenvolver as competências de ensino a um grupo de 5 refugiados (pretendendo chegar a 15 refugiados em 3 anos). Este curso, de 66 horas no total, compreende uma formação teórica (16h) e uma parte prática (50h) onde cada um dos elementos irá aplicar os ensinamentos que recebeu, dando formação a um grupo de 8 refugiados, em áreas diversificadas.

O JRS é uma ONG Internacional com a missão de acompanhar, servir e defender os refugiados, deslocados à força e todos os migrantes em situação de particular vulnerabilidade, estando actualmente presente em cerca de 50 países no mundo.

Palavras-Chave:
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social