20 Dez 2021
“Não tenhas medo!” (S. Lucas 1,30)
Mensagem de Natal da LOC/MTC da Arquidiocese de Braga.

A todos os trabalhadores, reformados e suas famílias,

À sociedade em geral:

Estamos a celebrar o Natal na alegria de Deus-Menino que vem até nós, na simplicidade de todos os tempos; sim! Ele continua a nascer nas nossas vidas, todos os dias a todos os momentos, desde que sejamos capazes de lhe abrir o coração e de lhe oferecer o nosso berço de amor para Ele se deitar.

Tal com há 2021 anos, por não ter encontrado lugar na hospedaria, Jesus teve que recorrer a uma gruta para nascer e fazer dela a sua morada durante algum tempo, a exemplo dos “sem abrigo” de hoje, que procuram lugares para passar a noite; também hoje, a grande maioria das famílias trabalhadoras vivem em casas endividadas, com grandes dificuldades para pagar a mensalidade ao banco ou a renda, a fim de possuir um teto – a uma casa, que proteja a sua intimidade.

Sociedade fabricadora de medos

Até final de outubro nasceram em Portugal menos seis mil bebés! E porquê? Atrevemo-nos a interpretar as causas desta realidade, a partir das revisões de vida dos nossos grupos: a fabricação de medos que se abateram sobre os jovens casais é a principal: medo de perder o emprego precário; medo de não ter sustento para o filho que desejam; medo da doença pandémica; medo de um futuro incerto. Incrível! aqueles que mais defendem o direito à vida, por vezes, são os que mais atentados provocam contra ela. Desditosas as jovens trabalhadoras que ousem ficar grávidas, elas passam humilhações, enfrentam o risco de despedimento, enquanto outras depois de serem mães, no regresso às empresas são mudadas de lugar e impedidas de progredir na sua carreira. Há campanhas ocultas e orquestradas contra as mães trabalhadores a começar nas entrevistas, para um possível trabalho com a pergunta: “se pensa ficar grávida”. Vivemos numa sociedade fabricadora de medos, que dão jeito àqueles que preferem o dinheiro e o lucro fácil e rejeitam a dignidade da pessoa humana.

Trabalhadores defensores da vida

Maria, a mãe de Jesus não teve medo, disse sim ao desconhecido, no meio das dificuldades e incompreensões aceitou ser berço do Deus-Menino. Também nós precisamos de mais trabalhadores e trabalhadoras militantes que digam sim à vida no trabalho e façam ouvir a sua voz contra as injustiças. Não chega dizer que não há gente para trabalhar, é preciso dar prioridade à vida no trabalho e na família, para que o mundo se torne ainda mais bonito, cheio de sorrisos alegres das crianças oriundas das famílias trabalhadoras.

Um alegre Natal para todos e todas. Não tenhamos medo – arrisquemos!

A Equipa diocesana da LOC/MTC de Braga

Palavras-Chave: