DACS com Agência Ecclesia | 27 Out 2021
Papa vai ao Canadá participar na reconciliação com os povos indígenas
Em 2021 foram descobertas mais de um milhar de sepulturas anónimas junto de antigas escolas residenciais indígenas.
  © Cole Burston/AFP

O Papa Francisco aceitou o convite da Conferência Episcopal do Canadá para uma visita ao país inserida no processo pastoral de “reconciliação com os povos indígenas. A data ainda está por marcar.

De acordo com o Vaticano, Sua Santidade expressou a sua vontade de ir ao país” depois da Conferência Episcopal do Canadá endereçar o convite para uma visita apostólica no contexto do processo pastoral, iniciado há algum tempo, de reconciliação com os povos indígenas.

Em Dezembro, o Papa vai encontrar-se com uma delegação de povos indígenas para promover um momento de “diálogo e cura”. Francisco vai ainda promover “reuniões pessoais com cada um dos três grupos distintos de delegados – Primeiras Nações, Métis e Inuit -, assim como uma audiência final com todos os delegados, juntos, no dia 20 de Dezembro”.

Em 2021 foram descobertas mais de um milhar de sepulturas anónimas junto de antigas escolas residenciais indígenas, com 751 sepulturas anónimas a serem descobertas perto de uma única escola em Saskatchewan. Várias destas instituições pertenciam à rede de escolas administrada pela Igreja Católica e eram destinadas à “re-educação” de crianças indígenas com o apoio do governo canadiano.

Nos séculos XIX e XX, até aos anos 1990, mais de 150 mil crianças indígenas passaram por este sistema de 139 instituições pelo Canadá. Em alguns casos, as crianças eram forçadas a ir para colégios internos para serem assimiladas pela sociedade caucasiana do país.

No final de Setembro, a Conferência Episcopal do Canadá publicou um “pedido inequívoco de desculpas” aos povos indígenas do território.

Os bispos canadianos reconheceram “os graves abusos cometidos por alguns membros da comunidade católica, abusos estes físicos, psicológicos, emocionais, espirituais, culturais e sexuais”, para além de reconhecer com tristeza, o trauma histórico e contínuo, bem como o legado de sofrimento e os desafios que perduram até hoje para os povos indígenas”.

A Igreja Católica no Canadá admitiu que o sistema implementado nestes internatos, nos séculos XIX e XX, “levou à supressão das línguas, cultura e espiritualidade autóctones, sem respeitar a rica história, tradições e sabedoria dos povos indígenas”, e assumiu o compromisso de promover uma arrecadação de fundos em todas as regiões do Canadá para apoiar “iniciativas assumidas localmente com os parceiros indígenas”.

Em 2015, após sete anos de investigação, a Comissão de Verdade e Reconciliação do Canadá divulgou um relatório sobre escolas residenciais, revelando que entre 1890 e 1996 mais de 3 mil crianças morreram por causa de doenças, fome, frio e outros motivos.

Palavras-Chave: