Ano Pastoral 2021+2022

"Onde há amor, nascem gestos"

DACS | 15 Fev 2021
Mensagem do Arcebispo Primaz em destaque no "L’Osservatore Romano"
Jornal pertence à Santa Sé e tem mais de 150 anos de história.

“Caridade operativa, que não se materializa apenas nas obras de misericórdia, mas também no cuidado, na atenção e na escuta do próximo; além disso, uma «cultura do cuidado», a ser reconhecida como prioridade, para ser especialmente promovida «neste mundo de fragmentação e indiferença”. É desta forma que o L’Osservatore Romano introduz a Mensagem para a Quaresma do Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga.

A publicação do Dicastério para a Comunicação do Vaticano sublinha vários aspectos da Mensagem escrita por D. Jorge Ortiga, como o caminho sinodal proposto pelo prelado às comunidades.

“Cada um deverá questionar-se, as comunidades deverão discernir sinodalmente sobre os verdadeiros conteúdos desta parábola, os movimentos poderão sentir necessidade de uma nova vitalidade criativa. Vamos cuidar do próximo. Não limitemos este compromisso ao tempo da Quaresma. A Páscoa significa o testemunho de um Cristo Vivo, visível no amor com que cuidamos dos outros. Não desperdicemos esta oportunidade!”, pode ler-se.

No mesmo artigo, o L’Osservatore Romano frisa ainda a passagem em que o Arcebispo Primaz relembra a “gramática do cuidado” proposta pelo Papa Francisco.

“Não podemos perder o norte e acreditamos que é possível, no meio de todas as contingências, dar serenidade e mostrar que não podemos adiar a construção de um mundo mais humano”, escreveu D. Jorge Ortiga.

O jornal L’Osservatore Romano foi publicado pela primeira vez a 1 de Julho de 1861 e pelas suas páginas passaram mais de 150 anos de história. A edição diária é publicada seis vezes por semana – exceptua-se a segunda-feira – e está à venda nos quiosques italianos. Pode também ser lida online, mediante assinatura.

A Mensagem para a Quaresma do Arcebispo Primaz, "Cuidar do Próximo", pode ser lida na íntegra aqui.

Departamento para a Comunicação Social