Arquidiocese de Braga -

12 março 2020

Comunicado do Clero da Zona Pastoral do Cávado

Fotografia

Elaboração de medidas preventivas e orientações.

\n

Atendendo às circunstâncias actuais e na atenção às orientações que vão sendo dadas pelas autoridades civis e eclesiais, o clero da Zona pastoral do Cávado decidiu o seguinte:

As atividades catequéticas ficam suspensas até indicação em contrário.
Todavia, exortamos os pais a aproveitarem esta circunstância para estarem mais próximos dos seus filhos e mostrarem mais preocupação com o seu crescimento espiritual. Rezem mais com eles e por eles. Dêem-lhes um exemplo mais efectivo de confiança em Deus e na sua Santa Providência, sabendo que tudo concorre para o bem daqueles que temem o Senhor.

As tradicionais confissões Quaresmais ficam suspensas.
Todavia, convidamos os fiéis viver este tempo Quaresmal como um verdadeiro tempo de revisão de vida e conversão. Assim, propomos que o 5º domingo da Quaresma seja vivido de maneira mais penitencial. Nesse dia, o Ato Penitêncial da Eucaristia será mais desenvolvido e a pregação será feita de forma a ajudar os fiéis no seu exame de consciência. Nesse dia, durante a tarde, o Santíssimo Sacramento será exposto nas igrejas para que os fiéis possam passar um tempo, individual ou em família, de adoração e contrição na espera de poderem celebrar o sacramento da Reconciliação na sua forma ordinária.

A Visita Pascal é anulada.
Todavia, parafraseando o Evangelho de São João, “estando fechadas, por medo […], as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, Jesus entrou e, pondo-se no meio deles, disse: “A paz esteja convosco”.” (Jo 20, 19). Não há circunstância nenhuma que possa ser uma barreira à alegria e à paz pascal. Nesse dia, os sinos das igrejas tocarão festivamente durante todo o dia e os fiéis são chamados a viver a alegria pascal na igreja doméstica das suas famílias. Muitas famílias aproveitam esse dia para fazerem a sua contribuição anual para o Fundo Paroquial. Poderão fazê-lo noutro dia e noutra circunstância.