3 junho 2019

Cáritas avança com Plano de Resposta a Emergências

dacs

O objectivo é dar à Cáritas uma resposta coordenada e eficiente em caso de emergência, procurando “potenciar a intervenção dos grupos de acção local”.

A Cáritas Portuguesa tem em fase de implementação, desde Maio, um Plano Institucional de Resposta a Emergências e Catástrofes (PIREC), apostando na activação dos grupos de acção local para a sua concretização.

A implementação deste plano está a cargo de uma equipa especializada, constituída para este efeito, e que será coordenada por Duarte Caldeira, actual presidente do Conselho Directivo do Centro de Estudos e Intervenção em Protecção Civil.

A equipa é constituída por elementos de diferentes áreas de intervenção, incluindo uma representação da Diocese das Forças Armadas e de Segurança, e de todas as Cáritas diocesanas.

O objectivo é dar à Cáritas uma resposta coordenada e eficiente em caso de emergência, procurando potenciar a intervenção dos grupos de acção local.

“A proximidade tem como valor acrescentado o conhecimento! Ninguém conhece melhor a comunidade em que se tem de intervir do que aqueles que estão próximos”, referiu Duarte Caldeira.