Arquidiocese de Braga -

22 maio 2018

Jornadas de Filosofia da Religião decorrem este Sábado

Fotografia

dacs

Jornadas decorrem no Sábado, dia 26 de Maio, das 10h00 às 17h30, no Edifício D do Campus Camões da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais.

\n

Organizadas pelo Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos da Universidade Católica de Braga, as Jornadas de Filosofia da Religião decorrem na tarde deste Sábado, dia 26 de Maio, e são de participação gratuita, apenas com recurso a inscrição prévia. O tema é "Deus depois da "morte de Deus": Abordagens filosóficas contemporâneas".

A programação conta com quatro conferências da responsabilidade dos professores João Duque, Domingos Faria, João Carlos Onofre Pinto, sj, e ainda de Andreas Lind, sj. As jornadas estão acreditadas como formação de curta duração para professores do Ensino Básico e Secundário.

Segundo a organização, "A formulação de provas racionais da existência de Deus marcou profundamente a história da filosofia ocidental. Os autores medievais, apoiados nos princípios da filosofia antiga e imersos numa cosmovisão claramente cristã, foram capazes de engendrar uma diversidade de provas, estimulando intermináveis disputationes."

"Os debates em torno da existência de Deus proliferaram, também, ao longo da era moderna. Mesmo num contexto de progressiva secularização dos saberes, a razão continuava a procurar Deus. Surgiram novas provas da existência de Deus e também novas formulações dos argumentos clássicos, tanto cosmológicos como ontológicos. Longe de estar terminado, o debate em torno das provas racionais da existência de Deus persiste no seio das diversas correntes da filosofia contemporânea," acrescenta a organização.

Programa:

10h00 - Boas-vindas
10h15 - Prof. João Duque
11h15 - Coffee-break
11h45 - Doutor Domingos Faria
13h00 - Pausa para almoço
14h30 - Mestre Andreas Lind, sj
15h45 - Coffee-break
16h15 - Doutor João Carlos Onofre Pinto, sj
17h30 - Final