Arquidiocese de Braga

Etiqueta baptismo

8 setembro 2022

Notícia

A. “Estamos a baptizar Africanos, mas não a torná-los cristãos”

Teólogo que em breve será ordenado bispo de uma diocese na Costa do Marfim diz que a Igreja em África precisa de formar e utilizar melhor os dons dos leigos.

5 setembro 2022

Notícia

A. Igreja Argentina toma consciência do clericalismo, saboreia a sinodalidade e pede para se acabar  com o poder piramidal

"Escuta, diálogo e inclusão são reivindicações para viver dentro e fora da Igreja, como necessidades cruciais deste tempo."

27 junho 2022

Notícia

A. Os três adjectivos de Francisco para o ecumenismo: baptismal, pastoral e local

Papa recebeu a Comissão Internacional Conjunta para o Diálogo Teológico entre a Igreja Católica e as Igrejas Ortodoxas Orientais.

Bart Sadowski / Shutterstock / CNA

16 março 2022

Notícia

A. Nesta diocese as mulheres também baptizam!

A diocese de Essen, na Alemanha, nomeou 18 novos agentes pastorais, entre eles mulheres, que poderão administrar o sacramento.

8 março 2022

Notícia

A. Cristina Inogés: “As mulheres têm voz, não temos de esperar que nos concedam autorização para falar”

A teóloga participou na XXXIV Conferência de Teologia do Instituto Teológico de Múrcia.

7 janeiro 2022

Notícia

A. Virtudes sinodais de confiança mútua

A menos que os ministros ordenados e o Povo de Deus confiem sinceramente uns nos outros, nunca existirá uma Igreja sinodal.

22 dezembro 2021

Notícia

A. Carmen Peña: “Faz falta um envolvimento radical”

A professora de Comillas é a única leiga espanhola que participa na Comissão Teológica para preparar o Sínodo sobre a Sinodalidade, iniciativa que o Papa lançou para promover a participação na Igreja.

21 outubro 2021

Notícia

A. Diocese de Catânia proíbe padrinhos de baptismo e crisma durante três anos

Arcebispo justifica decisão com "dimensão da fé muito pouco visível" na figura actual dos padrinhos e madrinhas.

CCBF

24 maio 2021

Notícia

A. “Consultar muito mais os leigos”

Paule Zellitch, Presidente da Conferência Católica dos Baptizados Francófonos (CCBF), explica o que, no seu entender, significam "sinodalidade" e "corresponsabilidade".

Jim Salitsky

12 abril 2021

A. Estudante com Síndrome de Down torna-se católica na Vigília Pascal

Jessica Rutherford foi baptizada e fez a primeira comunhão no mesmo dia: "Adoro ir à igreja!".