DACS | 2 Set 2020
Dia Arquidiocesano do Catequista acontece a 12 de Setembro
Devido à pandemia de Covid-19, encontro acontece apenas online.

No dia 12 de Setembro, Sábado, a partir das 15h00, será comemorado o Dia Arquidiocesano do Catequista. Este ano, e devido à pandemia de de Covid-19, o encontro acontecerá online, com transmissão em directo na página de Facebook da Educação Cristã de Braga.

De acordo com o Cónego Luís Miguel Rodrigues, Presidente da Comissão Arquidiocesana para a Educação Cristã, o encontro, apesar de virtual, terá várias iniciativas, à semelhança do que já tem acontecido noutros anos.

Está previsto um tempo de oração, bem como a apresentação de uma Mensagem do Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga. Também o Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Braga, D. Nuno Almeida, irá fazer uma reflexão sobre o papel do catequista e a arte de acompanhar os catequizandos.

Haverá igualmente tempo para uma reflexão sobre o modo de fazer catequese em tempos de pandemia, quando a cultura do encontro tanto se modificou. Alguns humoristas convidados – "com humor e acutilância", segundo o Cónego Luís Miguel – também ajudarão a sublinhar o essencial da mensagem do samaritano e dos catequistas empenhados em evangelizar nesta era digital.

Com o tema "Ver com o Coração", o evento é promovido pelo Departamento de Catequese da Arquidiocese de Braga. De recordar que, recentemente, os responsáveis da catequese em Portugal elaboraram o documento Orientações para a Catequese em tempo de Pandemia, que pretende ser "um guia orientador para o trabalho diocesano e pastoral de cada comunidade cristã" e resulta dos contributos "dos vários secretariados diocesanos em ligação com o Secretariado Nacional da Educação Cristã".

Palavras-Chave: