Arquidiocese

Horários

Catequese Digital

[+info]

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
18 Mar 2020
Jesuítas ajudam crentes à distância
Ponto Sj tem agora várias ferramentas digitais para ajudar crentes a ultrapassar este tempo.
PARTILHAR IMPRIMIR
 

Os Jesuítas em Portugal lançaram no portal Ponto SJ várias propostas para ajudar as pessoas a viverem melhor o período de isolamento.

Uma delas consiste num serviço de acompanhamento espiritual à distância, que permite que os crentes se inscrevam para conversar com um jesuíta através do telefone ou do Skype.

O serviço “Converse com um jesuíta” está disponível todos os dias, à excepção do Domingo, das 09h às 20h30, devendo as pessoas fazer a marcação no Ponto SJ, ou pelo número 217543060.

O serviço faz parte do Ponto de Abastecimento, uma secção específica dentro do Ponto SJ que disponibiliza conteúdos para cinco acções: "Acompanhar", "Celebrar", "Rezar", "Pensar" e "Jogar".

Além do acompanhamento espiritual, através do item "Celebrar" é possível assistir à transmissão online da eucaristia diariamente, emitida a partir das várias comunidades jesuíticas espalhadas pelo país.

Na rubrica "Rezar", são várias as propostas criadas, destacando-se uma meditação áudio direccionada concretamente para os profissionais que estão no terreno na luta contra a epidemia. “Pausas para inspirar” é um conteúdo disponibilizado às 21h00.

Diariamente é também oferecida, ao meio dia, a proposta “Apontamentos de fé”, uma meditação curta, áudio, baseada no Evangelho do dia, assinada por cinco jesuítas diferentes.

À quinta-feira é divulgado o “Podcast da Quaresma”, a versão digital das conferências de quaresma que estavam previstas para o Colégio S. João de Brito.

Vários artigos de opinião sobre o tema da CODIV-19 serão ainda divulgados diariamente na secção "Pensar", que incluirá as reflexões dos cronistas regulares do Ponto SJ, bem como outras.

Neste espaço será também oferecido semanalmente o Podcast “Vai ficar tudo bem”, um espaço de aconselhamento psicológico com a assinatura da psicóloga Rute Agulhas, que abordará temas como a solidão, oo luto, ou a tensão familiar. O primeiro episódio vai já para o ar no Sábado e abordará o tema da esperança.

No espaço "Jogar" serão divulgados conteúdos mais lúdicos, "que ajudem a viver este tempo com alegria, serenidade e descontração", afirmam os Jesuítas. Destacam-se as playlists com sugestões musicais que começaram já no sábado passado, com o contributo do músico Miguel Araújo, e que prosseguirão este fim de semana. Haverá ainda sugestões de visitas culturais virtuais, séries televisivas e livros.

PARTILHAR IMPRIMIR
Palavras-Chave:
Jesuítas  •  Ponto SJ  •  COVID-19
Departamento para a Comunicação Social
Contactos
Director

P. Paulo Alexandre Terroso Silva

Morada

Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190