15 março 2020

Comunicado da Reitoria do Sameiro

De acordo com os últimos desenvolvimentos da pandemia de COVID-19.

Caríssimos cristãos e devotos de Nossa Senhora do Sameiro,

Com estima, esperança e solidariedade cristãs vos dirijo esta mensagem:

De acordo com os últimos desenvolvimentos da pandemia de COVID-19, um vírus que coloca em perigo a vida humana, temos que, em união com as autoridades de saúde, dar as mãos e unir esforços e vontades para combatermos e travarmos este flagelo que está a aumentar exponencialmente.

Assim, para além das orientações emanadas pelo Senhor Arcebispo Primaz, na tarde de ontem, e que estão em vigor em todo o território da nossa Arquidiocese de Braga, quero, por este meio, pedir a vossa atenção para algumas determinações  específicas adotadas, depois de escutada a Comissão Administrativa da Confraria, para a Basílica Sameiro:

1 - As Missas dominicais e semanais estão suspensas até novas diretrizes, bem como o serviço de Confissões. Continuarei a celebrar a Santa Missa, sem a presença dos fiéis, rezando por todos vós e vossas intenções, pelos benfeitores deste Santuário e devotos da Senhora do Sameiro, vivos e falecidos, bem como pelo fim deste flagelo, pelos nossos governantes e por todos os profissionais de saúde. Todos os cristãos poderão usar a televisão, a rádio e/ou a internet para acompanhar a transmissão da Missa (dominical e ferial). Também temos a possibilidade de acompanhar a transmissão da Eucaristia na página de Facebook da Arquidiocese de Braga.Procuremos valorizar a oração, pessoal e em família, através da leitura e meditação da Palavra de Deus através do sítio do Secretariado Nacional de Liturgia; da recitação individual e/ou em família do Terço.

2 – A Basílica continua aberta nos horários habituais (Semana: 07.30 – 18.00h/ Domingos 06.30h – 18.00h), mas não é permitida a visita à Basílica por grupos de turistas ou peregrinos. Poderão fazê-lo individualmente considerando que o número máximo de pessoas dentro da Basílica não exceda as 30. Tenham em atenção a distância recomendada entre as pessoas. A capelinha de Nossa Senhora do Sameiro que se encontra no exterior permanecerá aberta, mas não é permitido tocar na imagem exposta.

3 - As Missas agendadas por grupos de peregrinos, nacionais e estrangeiros, estão canceladas.

4 - Os Matrimónios, Batizados e Jubileus de Casamento marcados na Basílica, estão cancelados enquanto se mantiver a situação provocada pelo Covid-19 e serão celebrados, se for essa a vontade dos interessados, em dia e data a combinar com o Reitor do Santuário, quando estiver ultrapassado este momento crítico.

5 –O atendimento presencial na Reitoria e na Basílica está cancelado, podendo ser feito por telefone (253 303 402/ 253 303 403) ou por email ([email protected]).

6 – A Capela de Adoração ao Santíssimo Sacramento estará encerrada.

7 – Os ensaios do Coro Litúrgico do Santuário estão suspensos.

8 – Estas medidas causam-nos, certamente, dor e tristeza, mas o momento que vivemos assim o exige. A nossa caridade cristã passa também por aceitarmos estas orientações sabendo que através delas pretendemos salvaguardar o dom mais precioso que Deus nos concede: a vida! Nesta hora de prova, rezemos para que o Senhor nos livre deste flagelo e para que fortaleça e recompense os profissionais de saúde e quantos lutam e trabalham em prol da saúde e bem-estar da nossa sociedade. Continuemos a elevar os nossos olhos para o alto do Monte Sameiro, onde a Mãe e Madrinha de Portugal tem o Seu altar, e, com o coração cheio de confiança na Sua poderosa intercessão, elevemos esta prece:

Ó Senhora do Sameiro,

Em hora de tanta dor!