DACS | 29 Nov 2019
Clero de Esposende reuniu em S. Bartolomeu do Mar
Reunião teve vários propósitos, entre eles a confirmação das datas de visitas pastorais para o próximo ano.

Os sacerdotes que residem e/ou trabalham nas 15 paróquias do arciprestado de Esposende  reuniram-se no passado dia 12 de Novembro em S. Bartolomeu do Mar para discutir e aprovar a proposta feita pelo arcipreste de Esposende, o padre Delfim Duarte Fernandes, de calendarização das próximas Visitas Pastorais dos Bispos da Arquidiocese de Braga ao Arciprestado em 2020.

No calendário já estão reservados o dia 2 de Maio para a Peregrinação das Crianças ao Cantuário do Sameiro e o dia 17 do mesmo mês para a Peregrinação do Arciprestado de Esposende ao Santuário de Nossa Senhora da Guia, situado na paróquia de Belinho.

Os sacerdotes presentes abordaram também os critérios de admissão ao sacramento da Confirmação ou Crisma. Terminada a reunião, houve celebração de Eucaristia, que foi de sufrágio por todos os sacerdotes e familiares falecidos que de algum modo estiveram ligados ao arciprestado de Esposende.

De modo especial foi sufragado o último sacerdote falecido, Pe. Jaime Manuel da Silva e Cepa Machado, pároco de S. Bartolomeu do Mar durante cerca de 40 anos.

Presidiu à concelebração eucarística o cónego Manuel Joaquim e orientou o canto o padre Armindo Patrão de Abreu. No final da eucaristia houve ainda tempo para convívio.

Calendário visitas pastorais

Rio Tinto, 14 de Março