DACS | 4 Mai 2016
Conselho Presbiteral: mudanças só "em comunhão"
Reunião debateu realidade e características da Igreja diocesana, mas manifestou preocupações que exigem acções comuns a toda a comunidade cristã.

Decorreu ontem, dia 03 de Maio, a segunda reunião plenária do XII Conselho Presbiteral de Braga (CPB). O encontro, com início marcado para as 09h30, teve lugar no Centro Cultural e Pastoral da Arquidiocese e terminou às 17h30.

O debate e aprofundamento do documento “Na busca constante de um paradigma pastoral evangélico”, proposto pelo Grupo de Trabalho para a Renovação Pastoral e Paroquial (GARPP), foi um dos grandes temas da reunião. Aos conselheiros do Arcebispo foi pedido o máximo de empenho e franqueza na resposta a três questões sobre a realidade e características da Arquidiocese, situações de insatisfação na vivência da fé e o caminho a percorrer como Igreja “com que sonha Cristo”.

A exortação pós-sinodal Amoris Laetitia e os desafios que o mais recente escrito do Papa Francisco levanta mereceram igualmente destaque durante o encontro. O Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga, insistiu na necessidade de uma leitura pausada e atenta do documento antes da tomada de quaisquer decisões concretas. O prelado referia-se a assuntos como as opções pastorais das diversas paróquias em relação aos padrinhos de baptismo ou de crisma e também aos casos das famílias em situações consideradas como “irregulares”. D. Jorge Ortiga considerou essencial que eventuais mudanças não aconteçam apenas a nível diocesano e afirmou a vontade de levar estes assuntos à próxima reunião da Província Eclesiástica e da Conferência Episcopal Portuguesa para que possam ser, em verdadeira comunhão, encontradas linhas de acção comum.

O padre Sérgio Torres apresentou as conclusões do último Conselho Pastoral e o Plano Pastoral para 2016-17, Ano Mariano da “Fé Contemplada” e que tem por base a encíclica “Redemptoris Mater”, de João Paulo II. O próximo ano, que se faz acompanhar da frase bíblica “Feliz de ti que acreditaste” (Lc 1, 45), coincide com o centenário das aparições em Fátima e encerra o ciclo de cinco anos da “redescoberta da identidade cristã”. Sugerido foi também que as conclusões do estudo do GARPP possam servir como base para os temas dos próximos anos pastorais.

Durante a reunião foi ainda apresentado o relatório de contas da Arquidiocese de Braga e debatidos temas que se encontram na ordem dia como a questão do ensino privado e os contratos de associação. A propósito deste tema, o CPB emitiu um comunicado onde dá conta da sua consternação face ao mais recente despacho normativo do Ministério da Educação e que pode ser consultado aqui.

O Conselho Presbiteral

O Conselho Presbiteral de Braga (CPB) é um órgão consultivo, representante do Presbitério Arquidiocesano. Promove, de forma institucional, o diálogo entre os presbíteros e o seu Arcebispo, para o ajudarem no governo da Arquidiocese.
São da sua competência os assuntos da pastoral diocesana, e eventualmente de pastoral nacional, provenientes da Conferência Episcopal Portuguesa, que exijam uma acção de conjunto. Compete-lhe também dar conselhos fundamentados sobre os assuntos que lhe forem propostos, promover a colaboração de todos na reflexão co-responsável da vida integral da Arquidiocese e na execução de um plano conjunto, e criar na Arquidiocese uma corrente de informação sobre os assuntos debatidos, potenciando a construção de uma opinião pública equilibrada.

Palavras-Chave: