Uma Igreja Sinodal e Samaritana

Programa Pastoral 2020/2023

12 Dez 2019
Comissão de Proteção de Crianças, Jovens e Pessoas Vulneráveis

As comunidades e instituições da Igreja Católica devem ser espaços de convivência feliz e segura para todos, especialmente para os menores e os mais frágeis. Por isso, para colaborar neste sentido, prevenindo e superando tudo o que o contrarie, o Papa Francisco, na Carta Apostólica “Vos Estis Lux Mundi”, de 9 de maio do ano 2019, determinou: “As Dioceses, individualmente ou em conjunto, devem estabelecer, dentro de um ano a partir da entrada em vigor destas normas, um ou mais sistemas estáveis e facilmente acessíveis ao público para apresentar as sinalizações, inclusive através da instituição duma peculiar repartição eclesiástica” (n. 2).

Em sintonia com a referida Carta Apostólica do Papa Francisco, o Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, através de Decreto de 22 de outubro de 2019, criou a “Comissão de Proteção de Crianças e Pessoas Vulneráveis da Arquidiocese de Braga”, constituída por:

D. Nuno Manuel dos Santos Almeida (Bispo Auxiliar e Coordenador)

Dra. Paula Caminhas Gamen Barrancos de Azevedo (Psicóloga)

Cor. Manuel Picas de Carvalho (GNR aposentado)

Dra. Maria Lúcia de Barros Soares (Psiquiatra)

Dr. Carlos Alberto Pereira (Professor)

Pe. Bruno Nobre (Jesuíta, Professor de Filosofia e Teólogo)

Dra. Carla Rodrigues (Advogada)

Os contactos poderão ser feitos através dos Serviços Centrais da Arquidiocese, ou diretamente através do e-mail: comissao.menores@arquidiocese-braga.pt

Departamento para a Comunicação Social