Arquidiocese de Braga -

8 abril 2026

63.º Encontro Nacional de Catequese reflete sobre a mistagogia e o caminho do encontro ao discipulado

Fotografia DR

Comunicação Educris

Aveiro recebe, de 8 a 10 de abril de 2026, o 63.º Encontro Nacional de Catequese, que reúne cerca de 90 responsáveis diocesanos de todo o país para refletir sobre a mistagogia e o caminho de iniciação à vida cristã.

Aveiro acolhe, de 8 a 10 de abril de 2026, o 63.º Encontro Nacional de Catequese, subordinado ao tema «A Mistagogia: Caminhar com Cristo, do encontro ao discipulado. “Abriram-se-lhes os olhos e reconheceram-no” (Lc 24, 31)».

A iniciativa, que vai reunir cerca de 90 responsáveis diocesanos pela catequese, pretende refletir sobre “o papel da mistagogia na iniciação à vida cristã”.

“O encontro enquadra-se num processo mais amplo de renovação da catequese em Portugal. Tendo já um novo Itinerário e estando a editar novos recursos, a partir da denominada coleção Emaús, queremos aprofundar o elemento da mistagogia como importantíssimo”, explica D. António Augusto Azevedo, presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF).

Lembrando que “esta dimensão faz parte da tradição da Igreja”, o bispo de Vila Real sustenta a importância “da proposta mistagógica” na renovação do itinerário catequético.

“Desde os primórdios da Igreja que vemos, nesta fase da Páscoa, os batizados a serem introduzidos nos mistérios da liturgia e da fé. No encontro vamos aprofundar esta ligação e reforçar a centralidade da experiência do Ressuscitado no caminho de fé.”

Para o responsável, os catequistas ocupam “um papel central neste processo de adesão à fé e ao discipulado”, pois os novos batizados necessitam de “um guia que os ajude a aprofundar as razões da sua fé, a compreender os símbolos, as práticas e os sacramentos fundamentais para o caminho da fé”.

Ainda com os “ecos da mensagem do Papa Leão XIV”, D. António Augusto Azevedo vê na catequese um lugar privilegiado para educar para a paz.

“A experiência do valor da paz é fundamental na iniciação à fé cristã, a experiência de Cristo ressuscitado que nos desafia à construção da paz no coração e uns com os outros”. Nesse sentido, acrescenta, “a catequese é uma experiência de paz, de partilha, de experiência e de fazer caminho em conjunto”.

O programa do encontro inclui conferências, oficinas de trabalho, momentos de oração, celebrações eucarísticas e atividades de partilha pastoral. Entre os temas abordados estarão o sentido mistagógico da iniciação cristã, o papel do catequista como testemunha e intérprete do mistério e a apresentação de propostas pedagógicas e catequéticas ligadas ao itinerário para o setor e à coleção Emaús, com recursos para a catequese.

D. António Augusto Azevedo sublinha a “longevidade dos Encontros Nacionais de Catequese” e vê neles “uma dinâmica já arreigada” no trabalho conjunto dos secretariados diocesanos da catequese.

“Reunir todos os secretariados é sinal de uma Igreja que, neste setor e noutros, é capaz de partilhar, trabalhar em conjunto e fazer uma proposta conjunta.”

O encontro termina no dia 10 de abril com a celebração da Eucaristia presidida por D. António Augusto Azevedo.

O 63.º Encontro Nacional de Catequese é uma iniciativa do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC), através do seu Departamento da Catequese, e conta com a participação de representantes de todos os secretariados diocesanos do país.