Arquidiocese de Braga -
20 fevereiro 2026
LOC/MTC realiza Congresso Nacional Extraordinário em Coimbra
Delegados elegem nova coordenação nacional e refletem sobre a missão do Movimento no mundo do trabalho e na Igreja
A LOC/MTC – Liga Operária Católica / Movimento de Trabalhadores Cristãos – reúne este sábado, 21 de fevereiro de 2026, o seu XX Congresso Nacional Extraordinário, no Colégio de São Teotónio, em Coimbra. Os trabalhos decorrem entre as 10h00 e as 17h45, integrando também um Encontro de Formação.
A manhã será dedicada ao exercício da democracia interna do Movimento, com a eleição do/a novo/a coordenador/a e vice-coordenador/a nacionais. Os delegados dos grupos de base irão escolher entre os dois candidatos apresentados: Fátima Pinto, da Diocese de Braga, e Ricardo Coelho, da Diocese de Coimbra, que assumirão os respetivos cargos até ao próximo Congresso Nacional, previsto para junho de 2028.
Durante a tarde, o Congresso dará lugar a um tempo de reflexão e debate sobre a importância da LOC/MTC na vida dos trabalhadores e na vida da Igreja, procurando reafirmar as razões da sua existência e discernir os desafios atuais do Movimento. Este momento contará com o contributo de Juan Ambrósio, docente da Faculdade de Teologia, e do P. Pedro Lima, Assistente Nacional da LOC/MTC, que introduzirão e animarão o diálogo.
Sob o lema “Evangelizar, dignificando o mundo do trabalho”, assumido no XIX Congresso Nacional, a LOC/MTC reafirma o compromisso de escutar o “grito dos pobres e o grito da terra”, procurando contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, especialmente para os mais desfavorecidos.
A missão da LOC/MTC passa por assumir e desenvolver, na sua ação, valores que antecipem e promovam uma sociedade renovada, enraizada na dinâmica da vida operária e na caminhada solidária dos trabalhadores em busca de justiça e promoção coletiva.
Partilhar