Arquidiocese de Braga -

7 janeiro 2026

II Encontro Sinodal Nacional reflete sobre as implicações pastorais do Sínodo na Igreja em Portugal

O primeiro encontro também decorreu em Fátima
Fotografia Ricardo Perna

Assessoria de comunicação da CEP

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) realiza no próximo sábado, dia 10 de janeiro, em Fátima, o II Encontro Sinodal Nacional. Com o tema “Da escuta à missão: espiritualidade sinodal e implicações pastorais”, este encontro tem como objetivo aprofundar a receção do Documento Final do Sínodo e discernir as suas implicações pastorais concretas no contexto da Igreja em Portugal. 

O encontro reúne bispos e representantes das equipas sinodais e organismos de participação das dioceses de todo o país, bem como representantes da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP), da Conferência Nacional dos Institutos Seculares de Portugal (CNISP) e dos serviços e organismos da Conferência Episcopal Portuguesa. 

Os trabalhos iniciam-se pelas 10h00, com uma oração, seguindo-se as palavras de abertura de D. José Ornelas, Presidente da CEP. Segue-se uma reflexão sobre a espiritualidade sinodal e as suas implicações pastorais que será feita por D. Virgílio Antunes, Vice-Presidente da CEP. Após a reflexão, num exercício de escuta e partilha, cada diocese é convidada a partilhar como tem vindo a implementar o Documento Final do Sínodo, apontando iniciativas em curso, dificuldades e encontradas e sinais positivos emergentes neste caminho de renovação eclesial.

À tarde, em grupos, seguindo o método da “conversação no Espírito”, os participantes refletem sobre a questão “Que Igreja somos chamados a ser a partir da conversão no Espírito?”, incidindo nas implicações e transformações pastorais decorrentes do processo sinodal. As conclusões dos grupos serão apresentadas em plenário. O encontro termina com a apresentação das conclusões e de propostas da Equipa Sinodal da CEP para a continuação do processo, antes das palavras finais e da oração de encerramento.

O II Encontro Sinodal Nacional insere-se no calendário divulgado pela Secretaria Geral do Sínodo para a implementação das orientações do Documento Final do Sínodo “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”. Até ao final de 2026 decorrem os percursos de implementação, em 2027 realizam-se as assembleias de avaliação a nível diocesano e nacional e em 2028 realizam-se as assembleias de avaliação continentais, culminando na Assembleia Eclesial no Vaticano em outubro.