Arquidiocese de Braga -
9 dezembro 2025
Clarissas de Braga realizam peregrinação jubilar e redescobrem património da arquidiocese
Cónego Hermenegildo Faria
As duas comunidades de clarissas da Arquidiocese de Braga realizaram, no passado dia 4 de dezembro, a sua peregrinação jubilar, marcada por momentos de oração, partilha e descoberta do património espiritual e artístico da região.
A jornada teve início em Dume, com a visita às ruínas do primeiro mosteiro da arquidiocese, onde outrora se situou o scriptorium fundado por São Martinho de Dume. Seguiu-se a deslocação à Sé Catedral de Braga, entrada que aconteceu ao som do hino do Jubileu. No interior, as religiosas veneraram as relíquias e o túmulo de São Geraldo, antigo arcebispo da cidade.
O almoço decorreu na Cooperativa João Paulo II, após o qual o grupo visitou a Capela da Imaculada, onde rezou junto da imagem de Nossa Senhora da Humildade. As irmãs passaram ainda pela Casa Sacerdotal, encontrando alguns sacerdotes que lhes eram particularmente próximos.
O dia terminou em São Frutuoso, com um momento de oração junto das relíquias do santo. Para as clarissas, foi “um dia diferente do ritmo claustral”, vivido como uma oportunidade para suplicar a graça jubilar e aprofundar o conhecimento do rico património histórico, artístico e espiritual da arquidiocese.
Partilhar