Arquidiocese de Braga -

30 outubro 2025

Arquidiocese de Braga inicia caminhada para Jornada Mundial da Juventude Seul 2027

Fotografia Arciprestado de Esposende

DM - Joaquim Martins Fernandes

Os jovens da Arquidiocese de Braga estão já a preparar a caminhada rumo à Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que vai decorrer em Seul, na Coreia do Sul, em 2027. O plano de preparação para a JMJ foi colocado em ação pelo Departamento Arquidiocesano da Pastoral Juvenil de Braga (DAPJ) e abre espaço à inclusão de atividades próprias de cada Arciprestado, tem como lema “Cruza-te”. 

«Inspirados no lema das próximas Jornadas Mundiais da Juventude, Seul 2027, somos convidados a fortalecermos a nossa fé, anunciando a vitória de Jesus. Assim, numa caminhada simbólica, a cruz peregrina irá visitar os diferentes Arciprestados da nossa diocese, cruzando vivências, histórias e, sobretudo, promovendo a comunhão entre as comunidades paroquiais e incentivando a vivência da fé de forma partilhada e itinerante», revela o DAPJ.

Reavivar a espiritualidade da Cruz, fomentar a comunhão entre paróquias, dar continuidade ao espírito da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, promover a pastoral da mobilidade e valorizar os símbolos como instrumentos de evangelização são os grandes objetivos da caminhada “Cruza-te”.

Redescobrir a Cruz como sinal de amor e esperança 

O grande propósito reside em «promover uma redescoberta do valor da Cruz como sinal de amor, entrega e esperança, à luz da vivência cristã e do exemplo de Jesus»; «estimular a unidade e o espírito de partilha entre as diferentes comunidades paroquiais do arciprestado, reforçando laços de fraternidade e colaboração»; e «manter viva a chama da fé, da alegria e do compromisso juvenil gerada nas JMJ, envolvendo especialmente os jovens nas dinâmicas da vida paroquial».

O documento enviado ao Diário do Minho sublinha também o propósito de «levar a Cruz aos diversos lugares e contextos, saindo das igrejas e indo ao encontro das pessoas, reforçando o chamado missionário da Igreja», a par da importância de «usar a Cruz como símbolo vivo e itinerante para evangelizar, rezar e reunir as comunidades em momentos significativos de fé e celebração».

Plano respeita autonomia dos Arciprestados

A calendarização da caminhada prevê que a Cruz permaneça até um mês em cada Arciprestado da Arquidiocese de Braga, sendo que a articulação das datas para a chegada e entrega será feita entre as equipas arciprestais, de forma a garantir-se uma organização coordenada e um espírito de unidade.

Para que as várias realizações a concretizar ao longo de 2026 no âmbito do “Cruza-te”, o Departamento Arquidiocesano da Pastoral Juvenil vai disponibiliza material para a divulgação da iniciativa e do seu enquadramento, bem como um cartaz editável para que cada equipa adapte, se assim o entender, com as informações relativas à(s) atividade(s) a realizar.

«Pedimos que sejam enviados ao Departamento Arquidiocesano da Pastotal Juvenil registos dos diferentes locais/atividades realizadas, de forma a serem publicados nas redes e enviados aos diferentes órgãos de comunicação social», solicita o DAPJ.

Calendarização por Arciprestado

A calendarização das atividades programadas dá conta que o mês de outubro de 2025 é a data apresentada para a Cruz permanecer no Arciprestado, indo para o Arciprestado de Vila do Conde/Póvoa de Varzim em novembro. O símbolo da JMJ vai permanecer em Vila Nova de Famalicão em dezembro de 2025, passando para o arciprestado de Guimarães/Vizela em janeiro de 2026. Em fevereiro vai para Fafe, viajando em março para Celorico de Basto. Chega à Póvoa de Lanhoso em abril, ficando em maio em Vieira do Minho e em junho em Amares/Terras de Bouro. Em julho fica em Vila Verde, para passar o mês de setembro em Braga. Em outubro de 2026 vai estar em Barcelos, deslocando-se para Cabeceiras de Basto em novembro. No dia 21 de novembro de 2026, a Cruz encerra a caminhada itinerante, com a presença no Festival da Canção que vai marcar o Dia Mundial da Juventude na Arquidiocese de Braga.