Arquidiocese de Braga -
24 setembro 2025
São Frutuoso reforça a aposta em Liturgia, História e Canto gregoriano

Escola de Música Litúrgica São Frutuoso
Escola Arquidiocesana de Música Litúrgica complementa a oferta formativa com oficinas e turmas de frequência livre
Com o início do ano letivo, a Escola de Música Litúrgica São Frutuoso (EMLSF) retoma igualmente as formações de frequência livre. Estas, além de integrar o percurso formativo ordinário da Escola Arquidiocesana, abrem-se também a alunos externos. Para este ano letivo, a oferta é Liturgia para Músicos, História da Música Sacra e Canto Gregoriano.
O curso de Liturgia para Músicos tem a duração de 30h e funcionará às quartas-feiras, às 20h30, via Zoom. A formação, depois de devidamente validada, será objecto de uma creditação arquidiocesana para a prática musical em contexto litúrgico. “Felizmente, há cada vez mais músicos a intervir em celebrações litúrgicas, particularmente em casamentos. Se notamos com agrado que a sua formação musical é, em geral, boa, do ponto de vista litúrgico notam-se algumas lacunas que importa corrigir”, explica o Cón. Hermenegildo Faria.
Igualmente aberta no mesmo formato é a disciplina de História da Música Sacra, lecionada pelo atual diretor pedagógico da Escola de São Frutuoso. As sessões decorrerão à terça-feira, no mesmo horário. Partindo da Última Ceia – na qual foi instituído todo o culto cristão – até ao Concílio Vaticano II, os alunos terão a oportunidade de ficar a conhecer as diferentes abordagens a cada um dos géneros musicais das celebrações litúrgicas.
Já o percurso de Canto Gregoriano funcionará num regime híbrido à segunda-feira, pelas 21h, com algumas sessões ao fim-de-semana. Tem por objetivo principal disseminar o Cantochão no seu lugar principal, enquanto canto da assembleia celebrante, bem como preparar os alunos para a prática da monodia nas suas próprias comunidades eclesiais. Orientados pelo Prof. Dr. José Carlos L. de Miranda, os alunos apresentarão o trabalho preparado ao longo das aulas em duas celebrações por semestre.
Com esta oferta, a Escola Arquidiocesana procura também abrir-se a muitos cristãos cuja agenda não permite a frequência integral dos Cursos de Música Litúrgica. A inscrição nos Cursos Livres e oficinas da EMLSF pode ser feita através do seguinte formulário: https://forms.gle/fM2XucACn67m1tRy8
Todas as informações e esclarecimentos podem ser pedidas para o endereço [email protected]
«Que a assembleia dos fiéis, durante a celebração dos ritos sagrados e especialmente durante a Santa Missa, deva participar cantando as partes do cantochão que lhe pertencem, não é apenas uma possibilidade – é o ideal. (…) O canto gregoriano não deve permanecer na esfera académica, ou na sala de concerto, ou nas gravações; não deve ser mumificado como uma peça de museu, mas deve regressar como uma canção viva, cantada também pela assembleia, que descobrirá que este canto satisfaz as suas mais profundas tensões espirituais, e se sentirá verdadeiramente o povo de Deus.» [GRAU, Valentino M. (2005) Canto Gregoriano: as possibilidades e as condições para o seu restabelecimento. Pontificio istituto di musica sacra, Roma]
Partilhar