Arquidiocese de Braga -
30 julho 2025
S. Gualter, Senhora do Socorro e Senhor dos Navegantes em três majestosas procissões

DM - Joaquim Martins Fernandes
A devoção popular a São Gualter, a Nossa Senhora do Socorro e ao Senhor dos Navegantes está na origem de três majestosas procissões que se realizam domingo, dia 3 de agosto, na Arquidiocese de Braga.
Inserida no programa geral das Festas da Cidade e Gualterianas, em Guimarães, a Majestosa Procissão m honra de São Gualter é uma realização que atrai milhares de fiéis e turistas à «cidade-berço”. O cortejo religioso, que é realizado pela Venerável Ordem Terceira de S. Francisco, cumpre-se em duas etapas. Às 17h30, no lugar da Fonte Santa, é levantado o andor de São Gualter, cerimónia que tem lugar junto à fonte que originou um mini-santuário criado pela religiosidade popular.
Esta primeira etapa cumpre-se em cerca de 20 minutos, numa primeira procissão até à Igreja de S. Francisco, de onde, pelas 18h, sai a Majestosa Procissão que vai percorrer as ruas da cidade de Guimarães, com passagem pelo centro histórico. As celebrações religiosas do dia integram uma eucaristia solenizada, às 12h30, na igreja de São Francisco, que contará com a atuação do Coro de Azurém. O dia é também aproveitado pelos fiéis para a veneração das relíquias associadas a São Francisco e a São Gualter, ma igreja dedicada ao fundador dos franciscanos.
No concelho de Barcelos, a caminhada pública de fé de domingo é motivada pela devoção a Nossa Senhora do Socorro. Desde manhã cedo, todos os caminhos levam a Areias de Vilar, para a celebração daquela que é «a mais antiga peregrinação do Arciprestado de Barcelos», sublinha a organização.
A manifestação pública de fé tem início marcado para as 8h, com a saída procissão da igreja Paroquial de Airó. Para as 10h está prevista a chegada ao Alto de Vila, havendo celebração eucarística pelas 11h, no Santuário de Nossa Senhora do Socorro.
«Este ano, a Paróquia de Airó tem a honra de acolher a veneranda imagem de Nossa Senhora do Socorro. Junta-te a milhares de peregrinos nesta manifestação única de fé», convida a paróquia barcelense.
Devoção dos pescadores na origem de procissão histórica
Na Paróquia do Senhor dos Navegantes – Caxinas, em Vila do Conde, realiza-se aquela que é uma das procissões mais majestosas e mais emblemáticas do país. As festas em honra do Senhor dos Navegantes, que decorrem de 25 de julho a 7 de agosto, têm este domingo, dia 3 de agosto, um dos seus momentos maiores. Pelas 16h00 sai para as ruas a Majestosa Procissão do Senhor dos Navegantes, que incorpora um total de 16 andores majestaticamente decorados, que são conduzidos pelos “homens do mar”. Abre a Majestosa Procissão a cavalaria dos Cavalos Beira Mar , sendo que também a Fanfarra da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila do Conde e a Banda Musical São Vicente de Alfena também integram o cortejo religioso, que incorpora encenações de diversos quadros bíblicos.
Partilhar