Arquidiocese de Braga -

28 julho 2025

Liturgia, encontro com Jesus Cristo

Fotografia Secretariado Nacional de Liturgia

Mensagem do Arcebispo, D. José Cordeiro, na abertura do 49.º Encontro Nacional de Pastoral Litúrgica, em Fátima

A celebração litúrgica é encontro vivo com Jesus Cristo, porque «a Liturgia é vida e para a vida de todo o Povo de Deus»1. Sim, a Liturgia é vida, não rubricismo; a Liturgia é uma realidade viva, não anacronismo; a Liturgia é, simultaneamente, obra de Cristo e da Igreja. Podemos dizer, com A. M. Triacca: «onde se celebra uma liturgia vital, ali está Cristo vivo; onde está Cristo vivo, ali floresce a Igreja; onde floresce a Igreja, ali está o Espírito Santo»2.

Na verdade, «sem a presença real do mistério de Cristo, não há qualquer vitalidade litúrgica»3. Jesus Cristo «é o Cordeiro de Deus que tirou o pecado do mundo: morrendo destruiu a morte e ressuscitando nos restituiu a vida»4. Efetivamente, «Ele Se oferece continuamente por nós e nos defende com a sua intercessão. Foi imolado sobre a cruz, mas não morrerá jamais; foi morto, mas agora vive para sempre»5.

Romano Guardini terá afirmado no final da vida: “tornamo-nos incapazes de Liturgia”, porquanto «é importante dar-se conta que a verdadeira Igreja pode surgir só do silêncio. (...) a vida litúrgica começa com o silêncio. Sem ele, tudo acontece inútil e vão»6. 

Para que seja assim, é necessária a formação litúrgica, ou seja, para a Liturgia e a partir da Liturgia. «Não se trata de uma especialização para poucos peritos, mas de uma disposição interior de todo o povo de Deus. Naturalmente, isto não impede que haja uma prioridade na formação daqueles que, em virtude do sacramento da Ordem, são chamados a ser mistagogos, ou seja, a levar os fiéis pela mão e a acompanhá-los no conhecimento dos santos mistérios. Encorajo-vos a prosseguir neste vosso compromisso, a fim de que os pastores saibam conduzir o povo à boa pastagem da celebração litúrgica, onde o anúncio de Cristo morto e ressuscitado se torna experiência concreta da sua presença transformadora da vida»7. 

A Igreja vive da Liturgia. Esta é a sua dimensão decisiva, não exclusiva. A Liturgia é a primeira escola de fé e vida espiritual. Os Encontros Nacionais da Pastoral Litúrgica são uma feliz e consolidada participação da contemplação litúrgica e da reflexão intelectual, servindo para rezar a Liturgia e não só a rezar com a Liturgia.

No coração deste Ano Jubilar somos “peregrinos de esperança” aqui em Fátima. Este 49.º ENPL: «que seja para todos um momento de encontro vivo e pessoal com o Senhor Jesus “porta” de salvação (cf. Jo 10,7.9); com Ele, que a Igreja tem por missão anunciar sempre, em toda a parte e a todos, como sendo a “nossa esperança” (1Tm 1,1)»8. 

O protagonista primeiro e último da Liturgia é Jesus Cristo, sendo Ele que vem ao nosso encontro, como salienta o Papa Leão XIV: «A Igreja é constitutivamente extrovertida, como extrovertidas são a vida, a paixão, a morte e a ressurreição de Jesus. Fareis vossas as suas palavras em cada Eucaristia: é “por vós e por todos”. Jamais alguém viu a Deus. Ele veio ao nosso encontro, saiu de si mesmo. O Filho tornou-se a exegese, a narração viva. E concedeu-nos o poder de nos tornarmos filhos de Deus. Não procureis, não procuremos outro poder!»9 e, acrescentou recentemente: «Como sabeis, a liturgia representa a vida»10 (Leão XIV, 9.7.2025).

A celebração litúrgica do encontro com Jesus Cristo é sóbria, mas não superficial; profunda, mas não pesada; participada, não assistida. Por Jesus Cristo, com Jesus Cristo e em Jesus Cristo, ao Pai, no Espírito Santo, toda a honra e toda a glória pelos séculos dos séculos.

 

+ José Manuel Cordeiro

 

 

 

 

 

1 CONFERÊNCIA EPISCOPAL PORTUGUESA, Nota pastoral, Liturgia viva da Igreja, Secretariado Nacional de Liturgia, Fátima 2025, 3. 

2 A. M. TRIACCA, Spirito Santo e Liturgia, in Miscellanea in onore de P. Cipriano Vagaggini, Editrice Anselmiana, Roma 1980, 133-164.  

3 FRANCISCO, Discurso aos participantes na 68ª Semana Litúrgica Nacional, 24 de agosto de 2017.  

4 Missal Romano, Prefácio Pascal I. 

5 Missal Romano, Prefácio Pascal III.  

6 ROMANO GUARDINI, Il testamento di Gesù, Vita e pensiero, Milano, 62018, 33.  

7 FRANCISCO, Discurso aos participantes na Assembleia Plenária do Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, 8 de fevereiro de 2024. 

8 FRANCISCO, Spes non confundit 1. 

9 LEÃO XIV, Homilia na ordenação de sacerdotes, Basílica de São Pedro, 31 de maio de 2025 

10 LEÃO XIV, Homilia da Missa pelo Cuidado da criação, jardim do palácio de Castel Gandolfo, 9 de julho de 2025.