Arquidiocese de Braga -

18 julho 2025

Primeira peregrinação infantil à Senhora de Antime juntou 250 crianças de Fafe

Fotografia DM

 DM - Jorge Oliveira

A igreja de Antime, em Fafe, acolheu ontem a primeira Peregrinação das Crianças à Senhora da Misericórdia, uma iniciativa religiosa inédita organizada pelo Arciprestado de Fafe no contexto da festa em honra de Nossa Senhora de Antime.

Segundo a organização, a peregrinação congregou cerca de 250 crianças provenientes de quatro instituições do concelho: ACR de Fornelos, Santa Casa da Misericórdia de Fafe, Jardim de Infância de Antime e CAF de Silvares S. Clemente.

Acompanhadas por educadoras, professoras e responsáveis das instituições, as crianças foram recebidas com entusiasmo pelos padres Tiago Costa, José António, Vítor Araújo e José Marques, bem como por escuteiros e membros do Conselho Económico da Paróquia de Antime.

No momento da saudação foi apresentada uma explicação simples sobre a origem da devoção à Senhora da Antime, incluindo a história do achamento da imagem e o significado desta grande e tradicional festa mariana, celebrada anualmente no segundo domingo de julho.

O ambiente informal proporcionou uma conversa espontânea entre os sacerdotes e as crianças que fizeram perguntas e partilharam as suas curiosidades.

Cada criança ofereceu uma flor junto da imagem da Senhora da Misericórdia, um gesto seguido de cânticos, orações e pedidos de paz. No final, as crianças receberam uma pagela comemorativa e participaram na construção de um mural colorido, no adro da igreja, onde deixaram a marca da palma da sua mão.

A peregrinação pretendeu «semear nos mais novos a secular devoção dos fafenses à Nossa Senhora da Misericórdia», disse a organização,  garantindo que esta atividade é para continuar. Para o próximo ano, outras entidades já demonstraram interesse em participar.