Arquidiocese de Braga -
8 maio 2025
Curso 'Ser Catequista': formar para Evangelizar

Departamento Arquidiocesano de Catequese
Realizou-se esta quarta-feira, dia 7 de Maio, no Centro Pastoral da Arquidiocese de Braga, a primeira catequese do curso “Ser Catequista”, organizada pelo Departamento Arquidiocesano da Catequese.
A primeira catequese, com o tema “A alegria do encontro com Jesus” foi orientada por D. António Moiteiro e reuniu mais de 60 catequistas, propostos pelas equipas arciprestais de catequese e provenientes de 11 arciprestados da Arquidiocese de Braga.
Ao longo do encontro, foram destacadas as dimensões da formação dos catequistas, sublinhando a importância de um anúncio vivo e inspirador da fé. D. António Moiteiro, vogal da comissão episcopal de Educação Cristã e Doutrina da Fé e que esteve na base da elaboração deste curso, incentivou os catequistas a abraçarem esta vocação com renovado ardor e compromisso, recordando que "ser catequista é, acima de tudo, testemunhar Cristo na vida e na comunidade".
Este itinerário de formação, que irá decorrer quinzenalmente até Novembro, destina-se a catequistas que irão colocar em prática e transmitir muitos dos métodos, técnicas e conhecimentos que vão adquirir durante este ano, a todos os catequistas da Arquidiocese de Braga, fazendo parte do grupo de catequistas formadores.
Esta caminhada, com o nome de Catequeses, será orientada por diferentes formadores e irá proporcionar verdadeiros encontros com Jesus Cristo Ressuscitado, durante os quais os catequistas procurarão fortalecer a fé, acolher a identidade de discípulo missionário e amadurecer o seu chamamento para o desafio evangelizador que assumem nas comunidades cristãs.
Na linha do novo Diretório para a Catequese, sem deixar de abordar alguns conteúdos essenciais da fé, e temas de pedagogia, para melhor saber e saber fazer catequese, esta formação centra-se naquela que é a dimensão mais profunda do catequista, o seu ser, ajudando-o a “amadurecer como pessoa, como crente e como apóstolo” (DpC 136).
O encontro terminou com a oração do catequista pedindo por todos aqueles que na arquidiocese dedicam as suas vidas a guiar e a fortalecer a fé dos catequizandos.
Partilhar