Arquidiocese de Braga -

5 maio 2025

Reabertura da Igreja de Santa Maria de Nine marcada por apelo ao amor

Fotografia André Arantes

DM - André Arantes

Foram sete os meses que a igreja de Santa Maria de Nine, em Famalicão, esteve fechada para obras de restauro e de requalificação. Talvez por isso, no passado domingo, o dia da reabertura, a igreja estava cheia, mesmo até fora das portas de guarda-chuva estavam alguns que não quiseram perder a cerimónia de reabertura e benção do Altar por parte do Arcebispo de Braga, D. José Cordeiro.

“Não é apenas uma mesa, por mais bela que seja, mas, como dizia Santo Ambrósio, ao longo dos primeiros séculos da Igreja, o altar é Cristo”, disse D. José na homilia.

Num discurso sentido onde foi lembrado várias vezes o Papa Fancisco, o Arcebispo de Braga salientou e apelou ao amor, um atributo que tem que ser atribuído aos Cristãos.

“O Papa Francisco fez este texto proclamado, que ser cristão é uma questão de amor, de relação, não é uma questão de preceito, de disciplina, de mais isto ou mais aquilo, é uma relação de coração a coração, uma relação viva e pessoal com Jesus Cristo. Se isso não existe, podemos ser cristãos por tradição, por sociologia, porque os meus pais já eram, os meus avós também, toda a gente é, quer que aquilo venha a ser, mas é muito mais do que isso”, disse.

O dia da reabertura da Igreja Paroquial de Nine calhou no Dia da Mãe, e o momento ficou eternizado com a entrega de dezenas de rosas brancas por parte de D. José Cordeiro, e outros párocos presentes às muitas mães que assistiram à cerimónia.

“Saudamos todas as mães aqui presentes, e também levamos o coração para aquelas mães que já vivem a Páscoa da Eternidade. Santa Maria, a padroeira desta paróquia, invoca-nos também para o Ano Santo que estamos a celebrar, o Ano da Esperança”, referiu D. José Cordeiro.

A Igreja de Santa Maria maior sofreu uma intervenção geral no interior, desde o chão às paredes e ao telhado onde, segundo o pároco da freguesia Vítor Sá, foi preservada a identidade patrimonial da igreja. O padre da freguesia foi também muitas vezes mencionado como um dos principais impulsionadores das obras de restauro.

Presente na cerimónia esteve Mário Passos, o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, e natural da freguesia de Nine, que salientou o papel fundamental da população para a concretização das obras de restauro.

“O caminho também se faz com todos. E esta é que foi a verdadeira solução para que houvesse esta concretização, este desafio grande. Nós, autarquia, cumprimos o nosso papel. Porventura, é verdade que outros não cumprem, mas nós cumprimos. Mas nós não somos os verdadeiros protagonistas. Os verdadeiros protagonistas são vocês”, rematou o presidente da Câmara.