Arquidiocese de Braga -

4 maio 2025

D. Delfim “levou” Braga aos Açores no Encontro Nacional de Catequistas

Fotografia DR

DM

O Bispo Auxiliar de Braga, D. Delfim Gomes, marcou presença no 62.° Encontro Nacional de Catequese, que decorreu em Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira, nos Açores, de quinta-feira, dia 1 de maio, até o dia 3.

“Eu creio, nós cremos: de Niceia ao hoje da catequese” foi o tema deste encontro que reuniu quase todos os departamentos diocesanos deste setor, outros catequistas, e também os dirigentes da catequese em cada uma das ilhas açorianas, sendo promovido pelo Secretariado Nacional de Educação Cristã. 

O Departamento Arquidiocesano da Catequese de Braga esteve representado por quatro elementos da equipa diocesana e pelo Bispo Auxiliar, D. Delfim Gomes, presidente da Comissão Arquidiocesana para a Educação Cristã e Vogal da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé.

Do programa destes três dias de Encontro Nacional de Catequese destacaram-se três conferências: “O Concílio de Niceia: Contexto histórico no Oriente e no Ocidente. Antecedentes e consequências’” orientada pelo cónego Adriano Borges; “Recitar com fé o Credo é entrar em comunhão com Deus Pai, Filho e Espírito Santo (CCE 197): o dogma trinitário-cristológico-antropológico”, foi proferida pelo padre Pedro Lima e a última conferência foi apresentada pelo cónego Hélder Fonseca Mendes, e foi sobre “A afirmação da Fé na catequese: do professado ao vivido”.

Ocasião houve também neste encontro para a realização de trabalhos em grupo sobre “a catequese como ‘laboratório’ de diálogo”, um serão cultural animado pelo Rancho Folclórico das 12 Ribeiras, e vários momentos de oração. Neste encontro destacaram-se também outros momentos marcantes e vividos, incluindo a Eucaristia do segundo dia, presidida por D. Armando Esteves Domingos, bispo da Diocese de Angra, e na qual participaram todos os catequistas da Diocese.

Ontem, último dia deste encontro, os trabalhos terminaram com um almoço típico açoriano, degustado após um passeio cultural por Angra, Cidade Património da Unesco, e a Eucaristia presidida por D. António Moiteiro, na igreja Matriz de São Sebastião.

O Encontro Nacional de Catequese 2025 é promovido anualmente pela Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé, da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).

A Diocese de Angra salienta que este encontro nacional “é sempre composto por uma componente formativa significativa”, que mobiliza vários recursos diocesanos e nacionais, para além de proporcionar a partilha de experiência por parte dos Secretariados da Catequese e Evangelização das dioceses católicas de Portugal.