Arquidiocese de Braga -
31 março 2025
Arquidioceses de Braga e Bafatá estreitam laços de cooperação

DM - José Carlos Ferreira
O Arcebispo Metropolita de Braga, D. José Cordeiro, deverá receber na próxima semana o Bispo eleito da Diocese de Bafatá, na Guiné-Bissau, para estabelecer os termos de uma parceria e a cooperação entre as duas dioceses.
A novidade foi ontem anunciada logo no início dos trabalhos do Conselho Pastoral Arquidiocesano, quando o prelado deu conta da sua visita recente à Guiné-Bissau, nomeadamente às Dioceses de Bissão e de Bafatá.
Ao Diário do Minho, D. José Cordeiro explicou que no encontro com o Bispo de Bafatá pretende-se concretizar o modo como juntos será possível dar mais visibilidade a esta fraternidade entre as duas dioceses. Questionado se será como está a acontecer com a Diocese de Pemba, em Moçambique, o prelado esclareceu que será um modelo diferente. “Vemos que a realidade é diferente e também por maior proximidade e por outro tipo de colaborações mais amplas que não se circunscrevam a apenas uma paróquia, mas à diocese numa reciprocidade e, de um modo especial, nos campos da Educação, da Saúde, onde a Igreja tem uma presença muito significativa e decisiva na construção daquele país”, disse.
O Arcebispo Metropolita de Braga adiantou ainda que neste acordo haverá propostas a fazer aos jovens, aos universitários, às pessoas consagradas, ao presbitério, às escolas católicas e a outras pessoas que queiram participar, mediante os projetos que vão ser definidos e atividades concretas, que podem passar por alguns campos de missão de 15 dias ou um mês na Guiné-Bissau, garantindo que há estruturas capazes para este acolhimento e que ele próprio visitou. O acordo irá contemplar também iniciativas aqui na Arquidiocese de Braga, acolhendo agentes pastorais, não só na área da Educação e da Saúde, mas também noutras realidades pastorais, para uma partilha e a consolidação o caminho que se abriu.
D. José Cordeiro anunciou também que está praticamente pronta uma coleção de livros de teologia e de filosofia para doar ao Seminário Maior Interdiocesano de Bissau e Bafatá. “A constituição da biblioteca de filosofia e de teologia está em curso em articulação com a Faculdade de Teologia, com a Arquidiocese de Braga e na campanha que está a decorrer na oferta dos livros litúrgicos às paróquias e, de um modo especial, do Missal Romano, e também da formação que agora aconteceu em ambiente espiritual e formativo”, disse.
Partilhar