Arquidiocese de Braga -

26 março 2025

Seminário Maior Interdiocesano de Braga assinalou o padroeiro

Fotografia DR

DM

A celebração eucarística foi presidida por D. Nuno Almeida, Bispo de Bragança-Miranda

A comunidade do Seminário Maior Interdiocesano, em Braga, celebrou a solenidade do seu patrono, São José. Na homilia da eucaristia, o Bispo de Bragança-Miranda. D. Nuno Almeida, recordou, partindo da carta apostólica Patris Corde, as virtudes de São José, enquanto peregrino de esperança.

Segundo um texto enviado ao Diário do Minho, o programa iniciou-se, no Seminário Interdiocesano, com a abertura da exposição de pintura “Sementes Divinas em Chão Humano”, da autoria do P. Serafim Reis e do seminarista Gonçalo Carvalho, diocesanos da Guarda. Às 17h30 foi celebrada uma Eucaristia, na igreja da Faculdade de Teologia da Universidade Católica de Braga. 

A Missa foi presidida por D. Nuno Almeida, Bispo de Bragança-Miranda e, este ano, moderador no acompanhamento à formação presbiteral no Seminário Interdiocesano. Concelebraram os Bispos diocesanos de Viseu, D. António Luciano, e da Guarda, D. José Miguel Pereira, que, nesta ocasião, visitou pela primeira vez o Seminário Interdiocesano de São José. 

Associaram-se ainda à celebração eucarística, os sacerdotes que, ora se disponibilizam a acolher os seminarista na iniciação gradual à prática pastoral, ora colaboram na direção espiritual. 

Marcaram ainda presença alguns leigos e religiosos, colaboradores na formação humana e complementar dos seminaristas, assim como aqueles que colaboram na vida comunitária do Seminário.

Na homilia, o Bispo de Bragança-Miranda recordou, partindo da carta apostólica Patris Corde, as virtudes de São José, enquanto peregrino de esperança.

De acordo com a nota, finda a celebração eucarística, seguiu-se-lhe em clima de fraternal e salutar convívio o jantar, nas instalações da Cooperativa São João Paulo II, da Arquidiocese de Braga, no Seminário Menor.