Arquidiocese de Braga -
24 março 2025
Estudo pioneiro pretende medir impacto da Semana Santa na comunidade e no ambiente

DM - Carla Esteves
A Comissão da Quaresma e da Semana Santa de Braga vai realizar, este ano, um estudo pioneiro que visa medir o impacto da Semana Santa na comunidade bracarense e a respetiva pegada ambiental que deixam os milhares de turistas que, nesta altura do ano, se deslocam à capital minhota para assistir às celebrações religiosas. Este ano, aguarda-se um retorno de 14 milhões de euros para a economia local, estando, pela primeira vez, preparado um “Plano B”, que será implementado em caso de chuva, evitando assim que se repita o que sucedeu no ano passado, quando o mau tempo obrigou ao cancelamento das três principais procissões.
Gil Carvalho, membro da Comissão da Quaresma e da Semana Santa, adiantou ao Diário do Minho que “existe já um trabalho em curso para medir o impacto que têm as festividades para a comunidade, nomeadamente em termos de consumo energético, de transportes e de impacto ambiental”.
“Vai ser feito um inquérito em quatro línguas (espanhol, português, francês e inglês), para procurar ter dados sobre aqueles que nos visitam. Trata-se de saber o que é que podemos melhorar amanhã e que decisões vamos tomar face aos dados que, certamente, este estudo irá trazer”, esclareceu.
Os inquéritos serão realizados presencialmente, ou em formato digital, e serão disponibilizados em vários locais públicos. Os dados serão posteriormente analisados pela “Mossgreen”, uma entidade de consultoria de sustentabilidade ambiental.
O Farricoco no Palácio do Raio
Este ano, a Comissão da Quaresma e Semana Santa de Braga disponibilizará também um plano de atividades para as férias escolares, de 8 a 10 de abril e de 15 a 17 de abril, em colaboração com as escolas e colégios da cidade.
O plano é composto por várias iniciativas, com destaque para a atividade “O Farricoco no Palácio do Raio”, uma iniciativa destinada a crianças entre os 6 e os 12 anos, que visa fomentar nos mais novos o conhecimento e o afeto pela história, património e identidade de Braga, dando a conhecer as suas origens, costumes e tradições.
“Desafiamos aqui os colégios da cidade a integrarem no seu programa de campos de férias, uma manhã ou uma tarde, para esta iniciativa que nós levámos a cabo com o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Braga. A atividade inicia-se com a visita à exposição permanente, focando a história do farricoco e o seu papel histórico nas procissões e, de seguida, os participantes são convidados a elaborar em oficina o seu próprio farricoco”, explicou o responsável pelo Grupo de Envolvência da Comissão da Semana Santa.
Alargado o leque de exposições e concertos
Gil Carvalho, responsável pelo Grupo de Envolvência da Comissão da Semana Santa, vinca que, este ano, foi também alargado o leque de iniciativas culturais como exposições e concertos, num claro investimento para incentivar o envolvimento nas celebrações na semana do ano que atrai a Braga um maior número de turistas.
No dia 10 de abril, às 21h30, na Capela de Guadalupe, realiza-se o concerto “Botar das Almas e outras músicas de temática religiosa”, pelo Grupo de Cantares “Mulheres do Minho” e Grupo Coral Guadalupe e Porta Nova, seguindo-se, no dia 11 de abril, às 21h30, na igreja de São Marcos, o “Concerto da Paixão”, pelo Coro da Santa Casa da Misericórdia de Braga e Musicare.
No dia 14 de abril, às 14h30, na Igreja de Santa Cruz, realiza-se o “Requiem” de John Rutter, pelo Coro e Orquestra do Departamento de Música da UMinho, para depois, no dia 15 de abril, às 21h30, na Catedral de Braga, atuar o Grupo Coral de Azurém com o concerto “Great Messe in C Minor” de W. A. Mozart.
Também na Sé Catedral, no dia 19 de abril, Sábado Santo, às 23h30, terá lugar um concerto inédito de viola braguesa, a que se juntam os sinos da Catedral (no final da Vigília Pascal). Destaque ainda para o espetáculo do “Equilibrium Social Circus”, no dia 15 de abril, durante a manhã e a tarde, na Rua do Castelo.
Entre a vastidão de exposições, podem elencar-se a mostra “A Semana Santa de Braga”, de 16 de abril a 12 de maio, no Tesouro-Museu da Sé de Braga; a mostra “Cristo… por amor a nós”, de 9 a 23 de abril, no Espaço Galeria da Junta de Freguesia de S. Victor; a exposição “Via Sacra”, de 7 a 21 de abril, no Braga Parque e a exposição “A obra gráfica de José Veiga na Semana Santa de Braga – Observação e Reinterpretação”, de 4 de abril a 3 de maio, no Palácio do Raio, entre muitas outras que convidam à visita.
Partilhar