Arquidiocese de Braga -

12 março 2025

III Congresso da Rede Europeia de Semanas Santas realiza-se em Portugal

Fotografia DR

Comissão da Quaresma e Solenidades da Semana Santa de Braga

De 8 a 10 de outubro em Ovar e Santa Maria da Feira

O Castelo de Santa Maria da Feira serviu de cenário para a apresentação do III Congresso da Rede Europeia de celebrações da Semana Santa e Páscoa, que vai realizar-se nas cidades portuguesas de Ovar e Santa Maria da Feira, entre 8 e 10 de outubro.

Depois de refletir sobre “A Páscoa como Património Comum” no I Congresso e sobre a transição “do Local para o Universal” no II Congresso, o objetivo deste III Congresso é explorar as “Identidades Vivas” de que as práticas e manifestações da Semana Santa e da Páscoa são expressão, procurando refletir sobre o valor da autenticidade e os desafios colocados às celebrações nos processos de desenvolvimento patrimonial e turístico.

Recorde-se que a Rede Europeia de celebrações da Semana Santa e Páscoa é uma organização constituída em 2018 com o objetivo de ser reconhecida como itinerário cultural do Conselho da Europa, integrando atualmente 40 membros provenientes de Espanha, Portugal, Itália, Eslovénia, Malta, Croácia e Sérvia.

A Semana Santa de Braga é um dos membros fundadores, sendo Portugal atualmente representado também pelas Semanas Santas de Óbidos, Ovar, Idanha-a-Nova e Santa Maria da Feira.

Entre os seus objectivos contam-se: explicar o conceito de “identidade” e perceber como se reflecte nas comunidades e nas suas práticas; compreender a relevância da interdisciplinaridade no estudo das celebrações, bem como o desafio colocado pelos processos que visam a sua “patrimonialização”; explorar as diferentes expressões das práticas e manifestações da Semana Santa e da Páscoa e como resultam de um processo de intercâmbio contínuo; e discutir e refletir sobre os desafios que o turismo coloca hoje às celebrações da Semana Santa e da Páscoa.

O Congresso pretende reunir especialistas de diferentes nacionalidades para juntos contribuírem para o intercâmbio e colaboração científica sobre um elemento do nosso património que mantém viva a sua validade e que, ano após ano, atrai um enorme número de fiéis, turistas, interessados e curiosos.

Durante a apresentação, o presidente da Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa, Sergio Velasco, disse que “o seu desenvolvimento visa abordar a Semana Santa e a Páscoa na Europa a partir de uma perspetiva global, procurando destacar os elementos históricos e rituais partilhados, bem como o estudo da validade destas celebrações na Europa, com a Identidade que permeia as celebrações, nas pessoas e nos locais onde são celebradas, em vigor e evolução”.

O evento, realizado no Castelo de Santa Maria da Feira, contou com a presença do presidente do Comité Científico da Rede Europeia, o bracarense Rui Ferreira, juntamente com o presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Amadeu Albergaria, o presidente da Câmara Municipal de Ovar, Domingos Silva, e o presidente da Comissão da Semana Santa de Braga, Cónego Avelino Marques Amorim.

Organizado pela Rede Europeia de Semanas Santas, em colaboração com a Câmara Municipal de Ovar e com a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, conta também com o apoio da Comissão de Solenidades Quaresmais de Ovar e com a Comissão da Semana Santa de Santa Maria da Feira. Realizando-se entre a Escola de Artes e Ofícios de Ovar e a Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira, o Congresso integra conferências, mesas-redondas e visitas guiadas, tendo um custo de inscrição de 40€.

A conferência de abertura do Congresso, que vai decorrer no dia 8 de outubro, pelas 18h, foi confiada a Jean-Yves Durand, antropólogo da Universidade do Minho, tendo como temática “Identidade e circunstância. Considerações a partir de algumas festas religiosas.” 

O programa, que conta também com a participação de investigadores de universidades de Espanha e Itália, vai discutir também as problemáticas relacionadas com os processos de patrimonialização e com o impacto do turismo sobre as práticas culturais.

As chamadas de comunicação estão a decorrer até 30 de junho de 2025, podendo ser enquadradas em três painéis temáticos que versam sobre “Ritualidade e simbologia da Paixão”, “Religião e Cultura no espaço público” e “A autenticidade nas práticas e manifestações”.

 

Mais informações:

 

Web: https://holyweekconference.eu/es/

Programação: https://holyweekconference.eu/es/programa/

Inscrições: https://holyweekconference.eu/es/inscripcion/

Call for papers: https://holyweekconference.eu/es/call-for-papers/