Arquidiocese de Braga -

20 janeiro 2025

Comunicadores de Portugal participam na primeira celebração do Jubileu 2025

Fotografia iubilaeum2025.va

Assessoria de comunicação da CEP

Presença em Roma começa com um debate sobre “Francisco, um pontificado de esperança”, com o cardeal D. José Tolentino Mendonça, prefeito do Dicastério para a Cultura e para a Educação

Portugal vai participar no Jubileu do Mundo das Comunicações, no Vaticano, de 24 a 26 de janeiro. Cerca de 40 participantes – diretores de jornais, rádios e de gabinetes de imprensa, assim como responsáveis pelo setor da comunicação na Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) – deslocam-se a Roma e vão participar nos vários momentos que assinalam o Jubileu da Comunicação, a primeira celebração jubilar deste Ano Santo 2025.

A deslocação a Roma do grupo de comunicadores é promovida pela Conferência Episcopal Portuguesa, nomeadamente o Secretariado Nacional das Comunicações Sociais (órgão da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais) e o Secretariado Geral da CEP.

A participação do grupo de Portugal no Jubileu do Mundo das Comunicações, em Roma, inicia-se com um debate sobre o tema “Francisco, um pontificado de esperança”, na quinta-feira, dia 24, durante a manhã. Neste debate, os participantes vão ter a oportunidade de dialogar sobre o pontificado do Papa Francisco com o cardeal D. José Tolentino Mendonça, prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação, a primeira mulher à frente de um dicastério da Cúria Romana, a irmã Simona Brambilla, responsável pelo Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, e com o padre António Spadaro, subsecretário do Dicastério para a Cultura e a Educação.

Os participantes integram, depois, a programação oficial do Jubileu do Mundo das Comunicações que, para além de eventos culturais e espirituais, compreende a Peregrinação à Porta Santa da Basílica de São Pedro e o encontro com o Papa Francisco.

O Papa Bonifácio VIII instituiu, em 1300, o primeiro Ano Santo – com recorrência centenária, passando depois, segundo o modelo bíblico, a cinquentenária e finalmente fixado de 25 em 25 anos.

O último jubileu foi o Ano Santo extraordinário dedicado à Misericórdia (29 de novembro de 2015 a 20 de novembro de 2016), convocado com a Bula ‘Misericordiae Vultus’ do Papa Francisco.

O Jubileu 2025, 27.º jubileu ordinário da história da Igreja, foi proclamado pelo Papa Francisco na bula intitulada ‘Spes non confundit’ (A esperança não engana) e teve início no dia 24 de dezembro de 2024, com a abertura da Porta Santa na Basílica de São Pedro, e termina no dia 6 de janeiro de 2026.