Arquidiocese de Braga -
14 janeiro 2025
Curso Nacional de Animadores da ACR reuniu participantes de várias partes do país em Aveiro
Acção Católica Rural
Nos dias 11 e 12 de janeiro, a Casa Diocesana Nossa Senhora do Socorro, em Albergaria-a-Velha, diocese de Aveiro, foi palco do Curso Nacional de Animadores da Acção Católica Rural. O evento contou com a participação de 70 animadores das dioceses de Aveiro, Braga, Coimbra, Funchal, Guarda, Leiria-Fátima, Santarém, Viana do Castelo e Viseu, abrangendo uma faixa etária variada.
O curso teve início no sábado, com o acolhimento aos participantes, de forma singular e carregado de simbolismo. Cada participante recebeu um pequeno rebuçado, acompanhado de um “calhau” e uma mensagem inspiradora, adaptada de uma frase do Papa Francisco: "Tal como o mar moldou este calhau, o Senhor deseja moldar os nossos corações. Aceita o desafio!". A apresentação teve por base uma música dos Coldplay – We Pray; a letra aborda a oração como um ato de resistência e resiliência diante das adversidades da vida.
A manhã continuou com uma palestra sobre "Migração, Inserção e Combate à Pobreza", por Eugénia Costa Quaresma, Diretora da Obra Católica Portuguesa de Migrações. Falou-nos dos pobres como dinamizadores do seu processo de desenvolvimento e crescimento, e não apenas como pessoas subsidiadas pelo Estado.
Os trabalhos, incidiram sobre questões de reflexão profunda, e de uma interpelação pessoal e de grupo. O que podemos então fazer? Reconhecer e vencer o medo, promover o encontro, escutar e ter compaixão, viver a nossa catolicidade, cumprir a missão evangelizadora, cooperar com vista à comunhão. Em suma: acolher, proteger, promover, integrar e incluir.
Após o almoço, a programação retomou com uma sessão sobre "Inteligência Artificial", conduzida por Roger Madureira. Foram apresentadas as diversas ferramentas que poderão ser uma mais-valia no desenvolvimento dos nossos trabalhos, além de uma reflexão e consciencialização para o bom uso destas ferramentas. À luz da DSI (Doutrina Social da Igreja), a Inteligência Artificial deve ser norteada para a dignidade da pessoa humana, para o bem comum, ao destino universal dos bens, à subsidiariedade e solidariedade.
O dia terminou com a celebração da Eucaristia, seguindo-se o jantar e o divertido serão, que incluiu uma oração da noite. Contamos, neste tempo, com a presença de D. António Moiteiro, bispo da diocese de Aveiro, que nos transmitiu palavras de estímulo e confiança.
No domingo, o trabalho foi orientado pela Lúcia Morgado e pela Natacha Augusto, sobre “Dinâmicas de grupo”, proporcionando momentos de interação e aprendizagem.
Este curso representou uma oportunidade valiosa para formar uma nova geração de animadores de grupos, capacitando-os para enfrentar os desafios das comunidades, das gerações, no discernimento dos sinais dos tempos, promovendo o desenvolvimento social e espiritual. Um espaço de partilha, formação e compromisso, com ferramentas para fortalecer a missão da ACR em Portugal.
Partilhar