Arquidiocese de Braga -
13 janeiro 2025
Delegação da Irmandade de São Torcato recebida pelo Papa Francisco
Irmandade de S. Torcato
No passado dia 8 de janeiro, o Papa Francisco recebeu uma delegação da Irmandade de São Torcato no Vaticano, em audiência geral.
Neste momento histórico, a Irmandade de São Torcato ofereceu ao Santo Padre uma Lipsanoteca com um fragmento de sudário que envolvia o santo e uma réplica da escultura de São Torcato, reproduzida a partir de uma escultura em gesso do século XIX desenhada pelo Arquiteto José Marques da Silva, e que serviu de modelo à escultura em pedra que se encontra no nicho central da fachada principal da Basílica de São Torcato.
Representada originalmente com uma palma de mártir, esta nova imagem ostenta um ramo de oliveira pretendendo realçar a sua importância na vida do Santo como elemento luz.
Sua Santidade apreciou muito este gesto e a ainda a oferta de livros sobre a vida e obra de São Torcato, recordando a elevação à dignidade de Basílica do Santuário de São Torcato, em 27 de fevereiro de 2020, enviado uma mensagem calorosa de agradecimento aos Devotos e Irmãos de São Torcato.
Na audiência com Sua Santidade o Papa Francisco estiverem presentes o Juiz da Irmandade de São Torcato, Ricardo Freitas, o Vice Juiz, Manuel Carvalho, o Juiz anterior, Paulo Novais, e o Presidente da Assembleia Geral de Irmãos, José Novais de Carvalho.
São Torcato, o Santo do Povo, nasceu em Toledo, descendente da família patrícia romana dos Torcatos. No seu percurso eclesiástico foi bispo de Padrão, a Iria Flavia romana, e também do Porto. Mais tarde, já como Bispo de Braga e de Dume, partiu com vinte e sete companheiros ao encontro do exército invasor do árabe Muça, acabando por ser, juntamente com os companheiros martirizado nos arrabaldes de Guimarães, em 719.
A Irmandade de São Torcato é uma associação pública de fiéis da Igreja Católica, formalmente estabelecida como pessoa jurídica canónica pelo Arcebispo Primaz desde o ano de 1693. A primeira referência histórica à Irmandade de São Torcato, então designada como Confraria de São Torcato, data de 1273. Localizada na vila de São Torcato, em Guimarães, a Irmandade é responsável pela administração e manutenção da Basílica de São Torcato, um local de culto e peregrinação de grande importância. Foi, ainda, denominada popularmente como confraria dos Azeites por ser responsável por manter sempre uma lâmpada (de azeite) acesa junto ao túmulo do Santo do Povo, tradição que ainda hoje se mantém.
Partilhar