Arquidiocese de Braga -

8 janeiro 2025

Viveu-se Natal no estabelecimento prisional de Guimarães

Fotografia DR

DACS com Filipe Fontes

Na manhã do dia 30 de dezembro de 2024 viveu-se o Natal no estabelecimento prisional de Guimarães (EPG), com a celebração da Eucaristia, presidida pelo Arcebispo Primaz de Braga, D. José Cordeiro, com a presença do dos padres Domingos, Paulino Carvalho, anterior e actual capelães, e padre João Torres, responsável pela pastoral penitenciária da arquidiocese, e da comunidade prisional, composta pelos reclusos, guardas, direcção da instituição e voluntários. 

Conjugando o espírito natalício com a sinalização de uma renovada assistência espiritual e capelania no EPG, abrindo a porta do Edifício, pelo arcebispo, num gesto contido, mas sentido, local, de efeito alargado, fazendo ressoar também ali o início do Ano Jubilar na Arquidiocese de Braga, que aconteceu no domingo, dia 29 de dezembro. Nisto segue-se o exemplo do Papa Francisco com a abertura da porta santa na prisão de Rebibbia, em Roma, no dia 26 dezembro.

Na certeza da dignidade que a todos assiste, na convicção de que todos reúnem qualidades e defeitos, potencialidades e dificuldades, importando saber enfrentar, lidar e superar na busca de um “Ser melhor”, à luz do Deus Pai, a celebração eucarística foi momento de partilha do reconhecimento pela presença boa e amiga do padre Domingos, de esperança acrescida que significa a chegada do padre Paulino, de reafirmação da pastoral penitenciária como veículo de ajuda e tributário de reflexão e crescimento “no ser e estar” de cada um e do reforço do ano jubilar 2025 como momento síntese de esperança.