Arquidiocese de Braga -

19 dezembro 2024

Liturgia do Tempo de Natal com “surpresas” em Barcelos

Fotografia Dan Kiefer / Unsplash

Pe. Miguel Miranda

As paróquias de Gamil (S. João Baptista), Midões (S. Paio) e Várzea (São Bento), no Arciprestado de Barcelos, têm programadas no âmbito litúrgico e em contexto eucarístico alguns gestos simbólicos para vivenciar mais intensamente algumas datas mais importantes do Tempo de Natal. Assim, já depois de no quarto Domingo de Advento se ter procedido ao rito da bênção das imagens do Menino Jesus, a Paróquia de São Bento da Várzea, através da sua equipa de casais (Unidos pela Fé) prepara, a partir do mesmo Domingo, um desafio lançado às famílias da comunidade, a desvendar no Domingo seguinte, precisamente o da Sagrada Família. 

Os paroquianos, que levaram no último Domingo de Advento para casa um quadrado de papel contendo a interrogação “o que torna a minha família sagrada?”, serão chamados a reflectir acerca da pergunta durante a semana, preenchendo o papel para, no momento da colecta da Eucaristia Dominical vespertina da Sagrada Família, colocarem, em cestas preparadas para o efeito, os referidos quadrados, obviamente redigidos e preservando o anonimato da família. Não conta o número de palavras mas a qualidade das respostas. No momento da acção de graças, algumas das breves reflexões, aleatoriamente “sorteadas”, serão lidas diante da assembleia celebrante por elementos da Unidos pela Fé.

Por outro lado, no primeiro dia do ano, Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus (também Dia Mundial da Paz), e na continuidade de uma tradição de origem hispânica, quem participar na Eucaristia festiva em qualquer uma das três paróquias terá a oportunidade de oferecer ao “vizinho do lado”, no momento do gesto da paz, um santinho, recolhido à entrada, como sinal de bons augúrios para o ano prestes a começar; longe de qualquer arremedo de superstição, dentro de um espírito de paz que se começa a cultivar e se treina/exercita com quem está ao nosso lado.