Arquidiocese de Braga -
17 dezembro 2024
Peregrinação dos catequistas para o Jubileu acontece em setembro de 2025
DACS com Departamento Arquidiocesano da Catequese
O Departamento Arquidiocesano da Catequese (DAC) convida os catequistas a fazerem juntos o caminho jubilar e “viver uma experiência única de fé e comunhão” no Jubileu dos Catequistas, de 25 a 29 de setembro de 2025, na Peregrinação da Arquidiocese de Braga até Roma.
O Ano Jubilar 2025 tem como tema “Peregrinos da Esperança” e as inscrições para o grupo da arquidiocese devem ser feitas até o dia 2 de janeiro de 2025 (Para mais informações e inscrições, contacte: 967 846 067 | 253 203 180 (Fátima Castro - [email protected]).
O DAC, além da peregrinação, está a organizar outras actividades, propostas no último Conselho Arquidiocesano de Catequese, para ajudar os catequistas na vivência do Ano Jubilar que se aproxima.
Serão três encontros jubilares interarciprestais para 2025. O primeiro encontro realizar-se-á no dia 14 de março, baseado no tempo litúrgico da Quaresma e será para os arciprestados de Vila do Conde/Póvoa de Varzim, Barcelos, Vila Nova de Famalicão e Esposende. O segundo encontro realizar-se-á no dia 9 de maio, baseado no mês mariano, e será para os arciprestados de Braga, Vila Verde, Amares/Terras de Bouro, Vieira do Minho e Póvoa de Lanhoso. O terceiro encontro será no dia 6 de junho, sexta-feira antes do Domingo de Pentecostes (sendo este o tema) e é proposto para os arciprestados de Guimarães/Vizela, Fafe, Celorico de Basto e Cabeceiras de Basto.
Acontecerá ainda a formação para catequistas, em forma de catequeses jubilares, com base no livro "Igreja, Testemunho da Esperança. Oito catequeses para viver o Jubileu." da autoria do D. Manuel Pelino, bispo emérito de Santarém. Trata-se de uma proposta que pode ajudar as paróquias na formação de catequistas e de adultos, contribuindo para o aprofundamento deste Ano Jubilar a iniciar brevemente. A sequência é a ordem dos tempos litúrgicos da Igreja durante um ano, a começar pelo Advento.
Também ainda em relação ao Jubileu dos Catequistas o DAC propôs, em colaboração com o Departamento de Liturgia, uma celebração/vigília de oração numa data/modalidade a definir no próximo Conselho Arquidiocesano de Catequese.
Download de Ficheiros
Titulo
Partilhar