Arquidiocese de Braga -

16 dezembro 2024

Grávidas e bebés abençoados são «beleza da Catedral e esperança da Igreja»

Fotografia DM

Carla Esteves - DM

Sé de Braga acolheu futuras mães, pais e bebés para serem abençoados

Mais de duas dezenas de  futuras mães dirigiram--se, domingo, à Sé de Braga para ali receberem a  benção maternal de Nossa Senhora do Ó, louvando assim o dom da vida e preparando--se com esperança para um dos momentos mais belos da sua vida.

Depositando a sua fé na Virgem Maria, que por esta altura também aguardava, ansiosa, pelo nascimento do Menino Jesus, as grávidas juntaram-se a outras mães que já levavam ao colo os seus bebés, (uma boa parte dos quais tinha sido benzida ainda nas suas barrigas, aquando da cerimónia do ano anterior), e pediram, em uníssono, a bênção de Nossa Senhora do Ó. 

Os pedidos à Mãe do Céu são sempre os mesmos, mas nem por isso menos significativos, invocando sobretudo proteção para os seus filhos, dentro e fora do ventre materno, e uma “hora pequenina”.

  Recordando que domingo, III do Advento, se celebrou o Domingo da Alegria,  o Deão da Sé de Braga, cónego José Paulo Abreu, pediu uma especial oração «pelas grávidas, pelos bebés e pelos pais das crianças, que «são hoje a grande beleza da Sé Catedral».

«Trazeis vida dentro de vós e por isso hoje a beleza da Catedral sois vós, queridas mamãs, e também os pais dos vossos bebés, porque este é um projeto conjunto», afirmou o cónego José Paulo Abreu, realçando a importância da vida nova para o 
futuro e a beleza da Igre-
ja.

Numa belíssima oração, mães e pais pediram a Nossa Senhora para serem «generosos como Ela, conscientes de que é dando que se recebe e se alimenta a corrente do amor», suplicando ainda para que «este bebé traga imensa felicidade à família, à sociedade e à Igreja».

No final da cerimónia, o casal Sónia e Filipe, que aguardam a chegada do seu primeiro filho, o pequeno Dinis, explicaram que quiseram receber a bênção de Nossa Senhora, num momento que consideram «muito bonito e de grande significado», sobretudo agora no final da gravidez, já que Sónia já se encontra com 37 semanas.

Grávida de 38 semanas e mesmo na reta final para ver o sorriso da sua filha, a Sofia veio de Guimarães, acompanhada da sua mãe Conceição, para participar nesta cerimónia, presidida pelo cónego José Paulo, sacerdote que a batizou, celebrou a sua primeira comunhão e o seu casamento.

«Por isso, quis vir pedir a bênção de Nossa Senhora e quis muito que fosse ele a presidir», contou.

Ana Luísa e Daniel também foram à Sé Catedral, mas já levavam ao colo a doce Maria Alice, de apenas três semanas de vida, uma bebé muito desejada e amada, que veio tornar a vida do casal mais completa ainda.

«Quisemos vir agradecer esta “bebé milagre”, que veio depois de muitas tentativas para engravidar e é hoje uma bebé tranquila», revelou Ana Luísa.