Arquidiocese de Braga -

11 dezembro 2024

Presépio de Montariol abre no dia 21 centrado no tema “Peregrinos de Esperança”

Fotografia DR

DM

Representação pode ser visitada até ao dia 5 de janeiro

O Agrupamento de Escuteiros 660-Montariol, do Arciprestado de Braga, vai inaugurar o tradicional Presépio Movimentado no próximo dia 21 de dezembro (sábado), às 17h30, durante a cerimónia de distribuição da Luz da Paz de Belém.

Este ano, o presépio assume um caráter especial, com o tema “Peregrinos de Esperança”, que marca o início do ano jubilar em 2025.

“Este tema reflete o espírito de fé, perseverança e esperança, valores que estão na essência do movimento escutista e que são celebrados através desta representação simbólica do nascimento de Jesus”,  destaca o Agrupamento.

O Presépio Movimentado estará em exibição entre os dias 21 de dezembro de 2024 e 5 de janeiro de 2025, no átrio da Igreja de Montariol. 

O Agrupamento de Escuteiros de Montariol convida todas as comunidades a visitarem o presépio e a vivenciarem este “momento único de partilha e tradição”, que já se tornou um símbolo da época natalícia.

Durante os fins de semana, o público poderá também participar numa tômbola, dinamizada pelo Agrupamento de Escuteiros, que vai decorrer entre as 14h30 e as 18h.

Este evento resulta do trabalho e da dedicação de escuteiros, familiares e amigos do Agrupamento, que, com o seu esforço conjunto, tornam possível, de ano em ano,  manter viva esta tradição e dar-lhe um significado profundo para todos os que a visitam.

Com 98 anos de história, o Presépio Movimentado de Montariol é considerado o mais antigo da cidade de Braga. Desde 1926, aquando foi erguido pela primeira vez por Frei Marinho, tem sido uma presença na época natalícia da cidade.

Em 1993, os Escuteiros de Montariol assumiram a responsabilidade de montar este presépio, mantendo esse compromisso até aos dias de hoje. «Sempre com o cuidado de preservar a tradição, mantendo a mecânica do movimento artesanal que é uma das suas marcas», salienta o Agrupamento que espera, através desta exibição, «transmitir o verdadeiro espírito e significado desta época tão especial».

“Convidando todos a fazerem parte desta história, que começou em 1926, quando Frei Marinho ergueu pela primeira vez o presépio”, acrescente o Agrupamento.

O ano passado, o Presépio de Montariol teve como mote os 800 anos do Presépio de Greccio, representado por São Francisco de Assis numa gruta daquela cidade italiana, em 1223.