Arquidiocese de Braga -

11 dezembro 2024

Paróquia de Garfe prepara-se para inaugurar 25 presépios, mais três que na última edição

Fotografia DR

DM

“Aldeia dos Presépios” abre no próximo domingo

A edição desta ano de “Garfe – Aldeia dos Presépios” contará com 25 presépios, mais três que na última edição, um número que ultrapassa as expetativas dos organizadores.

“No final da edição do ano passado dissemos que seria bom contarmos com 23 presépios no Natal de 2024. Felizmente ultrapassamos essa meta. Esta é a prova de que os garfenses assumiram Garfe como a verdadeira Aldeia dos Presépios há já 23 anos”, disse o pároco de Garfe, o padre Luís Fernandes.

O evento abre oficialmente no próximo domingo, dia 15 de dezembro, com uma programação diversificada que inclui concertos, teatro e visitas guiadas aos presépios. Às 14h30, a entrada das Fanfarras de Arosa e de Garfe dará início à programação, seguida pela apresentação teatral do grupo Nómada, de Braga, com a peça “Landa da Vela de natal”, na igreja paroquial. 

A cerimónia contará com a presença de várias autoridades, incluindo o presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Frederico Castro, que é o padrinho desta 23.ª edição. O programa prossegue com uma visita guiada aos presépios da aldeia.

No domingo seguinte (22 de dezembro), às 15h, será recriado o primeiro presépio de S. Francisco de Assis, realizado em Greccio (Itália) em 1223, pela Associação de Escuteiros de Garfe. A tarde contará ainda com a atuação de Tiago Maroto, acompanhado pelos alunos da Escola de Concertinas de Garfe. Tiago Maroto e o padre Luís Fernandes estiveram recentemente no programa Praça da Alegria, da RTP 1, a promover e a divulgar “Garfe, Aldeias dos Presépios”.

O evento prosseguirá até 7 de janeiro com uma série de atividades culturais, incluindo uma tarde dedicada ao fado, no dia 29 de dezembro, e o tradicional Encontro de Grupos Corais no dia 5 de janeiro. Durante os dias de Natal e de Ano Novo, a programação ficará reservada para as visitas aos 25 presépios, distribuídos por todos os lugares e instituições desta freguesia do concelho da Póvoa de Lanhoso.

Além dos presépios espalhados pela aldeia, os visitantes poderão explorar uma vasta coleção no Museu do Presépio de Garfe, com cerca de 4 mil presépios de diferentes tamanhos, materiais e origens. Aos domingos, decorrerá uma feirinha de Natal junto à igreja paroquial.

A 23.ª edição de “Garfe – Aldeia dos Presépios” encerra oficialmente no dia 7 de janeiro, um dia após a festa de Reis, numa cerimónia que contará com a presença de todos os envolvidos na organização. 

O evento é promovido pela paróquia de Garfe, com o apoio da Junta de Freguesia de Garfe e da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso. 

Ao longo destes 22 anos, o evento tem vindo a crescer e a evoluir, com os organizadores sempre a procurar «fazer sempre mais e melhor» a cada edição.

Como já é tradição, os garfenses são convidados a decorar e iluminar as suas casas, contribuindo para a magia do Natal em Garfe, que este ano se celebra com mais encanto e participação da comunidade.