Arquidiocese de Braga -

18 novembro 2024

Igreja de Braga pede empenho e espírito sinodal na formação de novos padres

Fotografia Francisco de Assis

Francisco de Assis - DM

Depois da eucaristia, na Capela Imaculada, foi descerrada uma placa que marca o centenário do Seminário de Nossa Senhora da Conceição

Um jantar na cantina João Paulo II foi o último ato das comemorações do primeiro centenário do Seminário de Nossa Senhora da Conceição, em Braga. Na eucaristia festiva de ação de graças, celebrada este domingo na Capela da Imaculada, D. José Cordeiro pediu empenho e espírito sinodal aos arquidiocesanos de Braga na formação de novos sacerdotes.  

A eucaristia de Ação de Graças foi presidida pelo Arcebispo de Braga e concelebrada por bispos e vários sacerdotes, muitos “filhos” do centenário Seminário de Nossa Senhora da Conceição. 

Os comandantes da GNR e da PSP de Braga e o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo foram algumas das personalidades que participaram na missa. 

No início da celebração, em jeito de ação de graças, foram lembrados padres, bispos, formadores, colaboradores e famílias que têm contribuído ao longo dos anos para que o Seminário tenha sido um «solo fértil» para muitas vocações sacerdotais; mas também um «celeiro de fé e de missão» para a evangelização.

Ainda em clima de Semana dos Seminários, a assembleia cristã fez preces ao «Senhor da Messe» que envie missionários para a vinha do Senhor.

O Arcebispo de Braga lembrou a importância da memória agradecida a Deus e a todos quantos ajudaram na missão de formar padres e homens bons para a sociedade.

«A memória é a raiz da esperança. Sem memória não há futuro. Celebrar o passado é preparar o futuro com esperança».

Na homilia, D. José Cordeiro voltou a socorrer-se do provérbio africano segundo o qual “é preciso uma aldeia inteira para educar uma criança”; para reforçar a necessidade de todos os fiéis e a sociedade se empenharem na formação dos novos padres. «Para formar padres é preciso mais do que uma diocese». Ou seja, para uma educação integral dos padres, é preciso empenho de todos e, em espírito sinodal, trabalhar para que não faltem sacerdotes.

D. José frisou o «risco» de uma nova experiência formativa de padres que a Arquidiocese de Braga está a projetar, ou seja, Seminário menor em comunidade familiar.


 

Assembleia rezou pelo Afonso

Durante a homilia, a falar de esperança, D. José Cordeiro pediu oração pelo Afonso, um adolescente de Vila do Conde que passa por uma situação de doença grave.

No encontro que o Arcebispo de Braga teve este domingo em Vila do Conde, ficou a saber que uma das grandes mágoas do Afonso foi não poder participar na eucaristia. O prelado viu nas palavras do jovem um sinal de esperança. Por isso, pediu oração por ele e pelos pais, a quem desejou coragem e paciência. «Está quase tudo por fazer. E este é o maior sinal de esperança».

Antes da missa, a Sé Catedral acolheu o concerto, “Capella Ocellum Duri”. E depois da missa, no all da Capela da Imaculada, foi descerrada uma placa que perpetua o centenário do Seminário de Nossa Senhora da Conceição.