Arquidiocese de Braga -

18 novembro 2024

Conselho Pastoral Arquidiocesano reforça caminho para a renovação e a sinodalidade

Fotografia DM

Carla Esteves - DM

O encontro foi alargado para dar continuidade à Jornada pastoral Renovar

A reunião do Conselho Pastoral Arquidiocesano de Braga assumiu, este sábado,  um formato diferente, tendo sido alargada para dar continuidade à Jornada Pastoral Renovar, que decorreu nos dias 18 e 19 de outubro, com o objetivo de abrir novos caminhos para a evangelização. Cerca de um mês depois desta iniciativa, que reuniu agentes pastorais e líderes paroquiais, foi tempo de fazer um balanço da mesma, apontando linhas orientadoras para a continuidade. O encontro contou com a liderança do Arcebispo de Braga, D. José Cordeiro, que reforçou a importância de continuar a aplicar a sinodalidade.

Realçando que «o Conselho Pastoral Arquidiocesano é, já de si, um órgão de comunhão e de participação aberto, que não é fechado à comunidade», D. José Cordeiro explicou que este encontro foi alargado a todas as pessoas que participaram no Renovar».

«Alargámos este encontro do Conselho Pastoral a todos aqueles que estavam disponíveis para prosseguir este caminho da aplicação do espírito da renovação das comunidades, das paróquias, com o grande sonho de levar Jesus a todos e todos a Jesus», disse D. José Cordeiro.

Segundo o Prelado o principal objetivo do Conselho Pastoral foi precisamente «dar continuidade à aplicação da sinodalidade».

«Nós temos presente o documento final da última Assembleia de Sinodalidade dos Bispos e o nosso próprio itinerário pastoral da Arquidiocese e continuamo-nos a inquietar para sermos este rebento ou parte destes caminhos de renovação», afirmou.

 

Encontro dos Conselhos Pastorais a 11 de janeiro

Remetendo para o anúncio efetuado no comunicado final da Conferência Episcopal Portuguesa, que distinguia que «este caminho não é só feito em cada Diocese, sendo desejável que houvesse um sinal maior a nível nacional», D. José Cordeiro anunciou que é precisamente nesse sentido que, no dia 11 de janeiro do próximo ano decorrerá um encontro com todos os Conselhos Pastorais Diocesanos a nível nacional, no qual a Arquidiocese de Braga participará «para que juntos encontremos os caminhos de renovação, olhando ao essencial».

A menos de um mês deste encontro, o Arcebispo Primaz fez questão de recordar que esse «essencial é o Evangelho, é Jesus Cristo».

«Tudo aquilo que for desencarnado do Evangelho que for esta vontade apenas de renovar estruturas e não renovar corações, à luz do Evangelho não passará de uma maquilhagem porque a conversão nasce do coração e nasce à luz do Evangelho», argumentou.

Segundo D. José Cordeiro «estes passos, este caminho que a Arquidiocese de Braga está a percorrer é de resposta e de obediência e fidelidade à própria sinodalidade em que a Igreja se encon-
tra».

Afirmou ainda que «este caminho é para fazer juntos, com as pessoas, e não apenas com um pequeno grupo».

Balanço do Renovar

O padre Marcelino Paulo fez um balanço da Jornada Pastoral Renovar enquanto «possibilidade de concretizar a experiência do caminho da Páscoa».

A análise foi realizada com base nos resultados dos inquéritos que a organização realizou aos participantes, tendo obtido respostas de 112 pessoas das 300 que aceitaram receber informação sobre o evento.

A quase totalidade das respostas permite fazer uma avaliação positiva da iniciativa em quase todos os domínios, salvo alguns raros apontamentos como alguma dificuldade no levantamento dos aparelhos auditivos de tradução.

O momento que levantou mais polémica foi o da Oração, em particular o da música, tendo as conferências principais, proferidas por Tote Barrera e Cristy Salcedo, recebido inúmeros comentários positivos. 

Realçando a importância de refletir sobre os resultados da Jornada, o padre Marcelino Paulo recordou que o grande objetivo é prosseguir no caminho da renovação para assim levar Jesus a todos e todos a Jesus.