Arquidiocese de Braga -
5 novembro 2024
“Aldeia de Presépios” de Garfe abre no dia 15 de dezembro
DM - Jorge Oliveira
A 23.ª edição de “Garfe - Aldeia dos Presépios” abre oficialmente no dia 15 de dezembro (domingo) com cerca de duas dezenas de presépios distribuídos pelos vários lugares desta freguesia do concelho da Póvoa de Lanhoso.
O encerramento será no dia 7 de janeiro de 2025, um dia depois da festa de Reis. As datas foram estabelecidas numa reunião na paróquia, orientada pelo pároco de Garfe, o padre Luís Manuel Peixoto Fernandes.
Os organizadores decidiram ainda, por unanimidade, que o padrinho desta edição é o presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Frederico Castro.
Recorde-se que na última edição, o padrinho de “Garfe - Aldeia dos Presépios” foi Olivier Guirou, presidente do município de La Fare les Oliviers, localidade próxima de Marselha, no sul de França, com quem a freguesia de Garfe está geminada. O autarca faleceu pouco tempo depois, no mês de janeiro.
Nesta edição de 2024 haverá, além das representações e celebrações alusivas ao nascimento de Jesus, uma Feira de Natal, junto à igreja paroquial, em todos os domingos do evento.
“Teremos também fanfarras, tunas, fadistas, presépios ao vivo e outras iniciativas”, adianta o pároco de Garfe.
Durante a quadra, os garfenses, além da construção de presépios, são desafiados também a ornamentarem e a iluminarem as suas casas.
Este evento natalício iniciou em 2002 e ao longo destas 22 edições tem havido a preocupação na paróquia de Garfe de «fazer sempre mais e melhor».
“Já nenhum garfense consegue passar um Natal sem a realização desta iniciativa”, nota o padre Luís Manuel Peixoto Fernandes.
Durante o evento, além das visitas aos presépios, os visitantes poderão apreciar perto de 4 mil presépios de diversos tamanhos, materiais e de diferentes partes do mundo que estão em exposição no Museu do Presépio de Garfe.
Organizada pela paróquia, “Garfe - Aldeia dos Presépios” conta com o apoio da Junta de Freguesia de Garfe e da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso.
Partilhar