21 outubro 2024

D. Nuno Almeida com os sacerdotes da equipa formadora
Fotografia DR

Bruno Luís Rodrigues/SDCS

O bispo da Diocese de Bragança-Miranda, D. Nuno Almeida, é o moderador do Seminário Maior Interdiocesano de S. José, em Braga. O cargo, rotativo entre os bispos das 4 dioceses que compõem o Interdiocesano, é válido para o ano letivo de 2024/2025.

Na eucaristia votiva ao Divino Espírito Santo e que marcou o arranque formativo, o Prelado salientou que Jesus não agiu sozinho e envolveu os discípulos na sua missão. “Ele veio trazer ao mundo o amor de Deus e quer difundi-lo com o estilo de comunhão e fraternidade. Por isso, forma imediatamente uma comunidade de discípulos, que é uma comunidade sinodal e missionária”, salientou.

Desejando que o “novo ano seja ocasião renovada para cultivarmos a capacidade de: conviver e integrar-se em comunidade; assumir responsabilidades e desenvolver o espírito de iniciativa; trabalhar em equipa sabendo dar e receber ajuda; reconhecer a necessidade do outro e de ser solidário; valorizar o trabalho dos outros; escutar atentamente os outros”, D. Nuno Almeida pediu superação.

“Há que superar entraves graves à experiência fraterna e comunitária, tais como: atitudes individualistas e narcisistas; comportamentos de isolamento; busca de promoção pessoal; competição; tendência pelo luxo, pela mordomia e aburguesamento; crítica negativa “intriga eclesiástica” e a submissão por conveniência”, concluiu.

No decorrer da eucaristia deu-se, ainda, a “Investidura das alvas”, um momento de boas-vindas aos 5 seminaristas do primeiro ano: Francisco Pereira e Carlos Almeida, de Lamego; Tiago Gonçalves e Gonçalo Carvalho, da Guarda; e Rúben Martinho, de Bragança-Miranda.